A candidata ao governo do Estado pelo PSB, Lídice da Mata, prometeu auxiliar as prefeituras na elaboração de projetos de gestão de resíduos sólidos para solucionar o problema dos lixões no interior do Estado. A estratégia defendida pela candidata é a criação de consórcios municipais para a construção de aterros sanitários que armazenem o lixo em condições mais adequadas.

“É obrigatoriedade constitucional dos municípios criar os planos diretores de gestão dos resíduos sólidos. Então, antes de tudo, pretendemos auxiliar os municípios na elaboração desses projetos”, afirmou, durante entrevista à Rádio Povo, de Feira de Santana. “Depois, a nossa estratégia será estimular a formação de consórcios municipais, reunindo três, quatro, cinco ou até mais municípios para a construção de aterros sanitários”, sugeriu.

Os aterros sanitários são considerados opções mais adequadas que os depósitos de lixo a céu aberto, os lixões, mas não são uma solução barata. A inexistência de planejamento, o baixo orçamento das prefeituras e a falta de coordenação de uma política ambiental por parte do Estado acabaram impedindo o cumprimento da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, que determinava o fim dos lixões em todo o Brasil até agosto deste ano.

Na entrevista, Lídice defendeu ainda a utilização de linhas de financiamento federal hoje existentes nos ministérios das Cidades e do Meio Ambiente para acabar com os lixões e construir aterros. “Usando essas linhas de financiamento federal, pretendemos estimular esta política e tê-la como prioritária dentro do que compreendemos como política de desenvolvimento sustentável”, defendeu.

“Nosso governo tem um compromisso forte com o tema da sustentabilidade. A nossa candidata a presidente, Marina Silva, pensa um Brasil moderno, novo, que se baseia na sustentabilidade ambiental. Vamos chegar ao Governo do Estado com Marina na Presidência da República”, finalizou.

Assessoria Lídice40

26/08/2014