A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) será agraciada com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Grande Oficial, no próximo dia 11 de agosto, em Brasília. Instituída em 1970, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho homenageia personalidades, juristas e instituições que tenham se destacado pelo seu trabalho na sociedade e por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho e ramos do Direito.

Concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Ordem é constituída de seis graus: Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A indicação (fundamentada) para a condecoração só pode ser feita por ministro do TST e é submetida à apreciação do Conselho da Ordem, formado por seis membros. A solenidade de entrega da condecoração será realizada às 17 horas, na área externa do bloco B do TST.

Agraciados – Além da senadora Lídice da Mata serão agraciados os ministros Aloizio Mercadante e Ideli Salvatti; os senadores Eduardo Braga, Vanessa Grazziotin, Walter Pinheiro e Pedro Taques; os deputados federais Osmar Serraglio, Sandra Rosado e Fabio Trad; o ministro do STJ, Mauro Luiz Campell Marques; a desembargadora do TRT 5ª Região (Bahia), Maria Adna Aguiar do Nascimento; o presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (BA), Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho; o médico Drauzio Varella; o ator José de Abreu; o jornalista Marcelo Canellas; entre outras personalidades. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento Humanos Direitos (Mhud, organismo não governamental criado em 2002) serão as duas instituições homenageadas este ano. Em 2013, o Grupo Olodum recebeu a condecoração.

Sobre a Ordem – A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, instituída em 1970, destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade, bem como as pessoas que, de qualquer modo, tenham contribuído para o engrandecimento do País, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da advocacia.

 

Assessoria de Imprensa, com informações do Portal do TST