Acompanhada do prefeito de São Félix, Eduardo Macedo, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) esteve nesta quarta-feira (17/6) com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, para apresentar e ver a situação de demandas culturais de diversos municípios baianos. Um dos temas tratados foi a recuperação do Paço Municipal de São Félix, que necessita ser totalmente restaurado. Técnicos do Ministério informaram que já há orçamento previsto para as obras e que parte dos recursos devem ser empenhados ainda este ano. Estão previstos R$ 1 milhão no total, sendo que metade deve ser liberada este ano e o restante no próximo. A senadora Lídice e o deputado Bebeto Galvão (PSB-BA) devem também apresentar emendas orçamentárias para completar parcialmente os recursos necessários para a recuperação deste importante monumento histórico da cidade e região.

Vendaval – Durante a audiência, Lídice também conversou com o ministro Juca Ferreira sobre a recuperação do lendário saveiro de vela de içar “Vendaval”, que se encontra no cais de Maragogipe. “É um saveiro de raras características, que já participou de regatas e até hoje ainda realiza a travessia Aratu-Maragogipe. Por isso requer um movimento e recursos para sua preservação”, disse a parlamentar. O Ministério orientou que seja encaminhado projeto para verificar possibilidades de investimentos e melhor forma de solicitar sua recuperação e preservação.

Cachoeira e Santo Amaro – A senadora também pediu orientações para obtenção de apoio cultural para a Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira) e o Museu de Santo Amaro. Para qualquer pedido de apoio junto ao Ministério e outros órgãos de fomento, os municípios precisam antes elaborar projetos detalhados. Na área cultural, dependendo do tipo de inicitiva, podem ser solicitados apoios via Fundo Nacional da Cultura ou Lei Rouanet, entre outras modalidades. Em relação ao Museu de Santo Amaro, que deve receber acervo do artista Emanuel Araújo, Lídice aproveitou para informar ao ministro que o governo do Estado da Bahia também está apoiando a iniciativa.

Arquivo Público – Outro item da pauta foi a situação do Arquivo Público da Bahia, que necessita de apoio para preservar documentos históricos do Estado, bem como recuperação do seu espaço físico. A senadora ouviu do ministro que está confirmada audiência com o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, para tratar desses assuntos.

Os Jogos Indígenas e a situação do Muncab – Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira também integraram a pauta da senadora baiana com o ministro da Cultura.

 

Ascom senadora Lídice da Mata

18/06/15