A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) cobrou do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante audiência realizada em Brasília, ações para acelerar obras do aeroporto de Salvador e término da FIOL, além da recomposição dos quadros da Ceplac – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira.

O ministro reconheceu a necessidade e disse que Salvador tem um aeroporto que precisa mesmo de expansão. Em relação à FIOL, apesar das restrições orçamentárias, está sendo analisada a inclusão de investidores na construção. “Isso me deu um pouco de esperança, pois o ajuste fiscal dificulta a sua conclusão. Eu espero que ela seja incluída no plano de investimentos privados em logística lançado esta semana”, disse Lídice.

A ferrovia ligará regiões da Bahia como Barreiras, no Oeste a Ilhéus, no Sul, a estados como Tocantins, podendo realizar o escoamento da produção de minérios e grãos.

Sobre a reestruturação da Ceplac, Lídice disse que é preciso realizar um concurso público para a instituição, o que não é realizado há 30 anos. “Tem diversos funcionários com idade de se aposentar e, se isso acontecer, será um duro golpe na região cacaueira”, disse.

 

Ascom senadora Lídice da Mata