O Partido Socialista Brasileiro na Bahia (PSB-BA) realizou, nesta sexta-feira (22), em Salvador, o Seminário de Políticas Públicas para Mulheres do PSB. O evento, organizado pela Secretaria de Mulheres do partido, teve o objetivo de capacitar as vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas eleitas pelo PSB em 2012, além atualizar as parlamentares quanto as principais políticas públicas voltadas para as mulheres nos âmbitos municipal, estadual e federal.

O evento foi aberto com a apresentação musical da dupla Juan e Ravena, com a participação especial do mestre Cacau do Pandeiro, e contou com as presenças da Senadora Lídice da Mata,das prefeitas de Amargosa, Karina Silva; Maria Quitéria, de Cardeal da Silva, atual presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB); Lenise Campos, de Itaetê; Raquel Andrade, de Nova Canaã; e das vice-prefeitas de Eunápolis, Maria Menezes e Sibélia Viana, de Lençóis; além de vereadoras e assessoras.

De acordo com a Secretária de Mulheres do PSB, Luciana Cruz, “o partido tem a preocupação de mostrar a essas parlamentares as políticas públicas voltadas para a mulher dando-lhes ferramentas para que essas políticas transformem-se em projetos a serem aplicados nos municípios”, explicou. Luciana também adiantou que a meta da Secretaria é fazer visitas semestrais e levar essa capacitação as militantes de todo o Estado, não apenas as lideranças femininas.

Citando a Fundação Cidade Mãe como um projeto bem sucedido na sua gestão enquanto prefeita de Salvador (1993 – 1996), a presidente da Executiva Estadual do PSB, senadora Lídice da Mata, destacou a importância de as parlamentares pensarem em políticas públicas e implantarem programas adaptados à realidade de cada município. “Vocês têm que brigar por orçamento, inclusão social, econômica, produtiva e de saúde”, frisou.

No campo do enfrentamento à violência, muita coisa ainda tem que ser feita, segundo Luciana Mota, da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM).  De acordo com Mota, a Bahia tem apenas 15 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) e apenas uma Casa de Abrigo para mulheres em situação de risco. “Nossa meta é fazer com que esse número chegue a 25, mas os recursos têm que ser liberados pela Secretaria da Segurança Pública”, afirmou.

O Seminário de Políticas Públicas para Mulheres do PSB também contou com a participação de Priscilla Brito, do Centro de Estudos e Assessoria (CFEMEA), que falou sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA), lei que prevê a arrecadação e os gastos em programas e ações para um período de quatro anos, e de Lena Souza, assessora da senadora Lídice da Mata, que falou sobre a importância da organização das mulheres no espaço do poder.

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-BA