DF3DE6C9-3544-450C-8FD3-74AF62058F4C
As líderes comunitárias dos Bairros da Paz, Cristiana Santos, e da Saramandaia, Djaci Barcelos, denunciaram a falta de testagem para o novo coronavírus em suas comunidades, ambas localizadas em Salvador, e que têm aumentado o número de pessoas infectadas. Elas cobram da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde a disponibilização dos testes e orientação para os moradores que estão com suspeita da doença.

No Bairro da Paz, dados atualizados desta sexta-feira (10) apresentam 127 casos de pessoas infectadas pelo covid-19. De acordo com Cristiana Santos, esse número vem crescendo a cada dia.

“No dia 8 de julho era 122 casos. Hoje dia 10 de julho já são 127. Infelizmente sabemos que existem subnotificações relacionadas ao vírus. Diante deste cenário de certezas do aumento, e dos números exatos de moradores contaminados, acredito que seja importante Prefeitura/Secretaria da Saúde elaborar um plano de testes dos moradores, porque somente com os testes, e os resultados, podemos saber quantos infectados realmente estão e, assim, poderemos orientá-los”, relatou.

Mem Costa, que é historiador e liderança do Bairro da Paz, reclama sobre a transferência de agentes de Saúde para outras localidades, sem o consentimento de moradores, o que tem dificultado a realização de testes do Covid-19. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, a população do bairro era estimada em 19 mil pessoas.

“Além da deficiência nas testagem dos moradores, existe também o caso da transferência dos agentes de Saúde realizada de modo abrupta, sem o diálogo e consentimento dos moradores. Agora, muitos procedimentos que poderiam estar sendo realizados por esses profissionais, deixam muitos moradores mais vulneráveis às contaminações, por terem que se deslocarem para outras unidades de Saúde em busca de serviços”, denuncia.

SITUAÇÃO EM SARAMANDAIA

Os últimos dados apresentados apontam para um aumento do número de casos na comunidade, que já ultrapassa 70. No entanto, com a falta de testagem Djaci Barcelos acredita que a quantidade de infectados pelo novo coronavírus é muito maior, em função das subnotificações.

“Enquanto moradora e liderança de Jardim Saramandaia, estou decepcionada com a retirada das testagens aqui na comunidade por conta de um acontecimento isolado. Os casos na comunidade são altíssimos. Por isso, a necessidade do retorno das testagens vai ajudar que muitas vidas sejam salvas. Com o teste, as pessoas receberão seu diagnóstico e o tratamento imediato acontecerá. Solicitamos do prefeito e do secretário de Saúde do município para que os testes aconteçam para o povo de Saramandaia com urgência”, cobrou a líder comunitária.

Créditos da imagem do Bairro da Paz: A Tarde UOL