Na companhia de autoridades, amigos, artistas, representantes do trade turístico e companheiros do PSB, o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli, celeboru neste domingo, 27, os 50 anos de militância política. A festa animada pela banda Sovaco de Cobra foi realizada no Clube dos Fantoches e contou com as presenças da Senadora Lídice da Mata, da ex-vereadora Olívia Santana, dos cantores Adelmário Coelho e Chocolate da Bahia, e do presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa.
“Leonelli é um exemplo de ética e coerência na política, uma pessoa totalmente dedicada ao trabalho, um abnegado. Vida longa a este grande amigo”, disse o presidente municipal do PSB, Waldemar Oliveira, fazendo as honras da casa.
Antes da apresentação do cantor Nelson Rufino, foi exibido um vídeo de 8 minutos contando os principais passos da trajetória política de Leonelli, desde a prisão, aos 17 anos, por pichar muros celebrando o aniversário do PCB, passando pela destacada participação no Movimento das Diretas Já, a atuação em defesa do trabalhador durante a Assembleia Nacional Constituinte, a atuação marcante enquanto um dos principais articuladores políticos da candidatura e posteriormente da administração Lídice da Mata, entre outros fatos históricos.
“Foi de Leonelli a ideia da formação de uma chapa feminina, Com Lídice Salete e Beth, ao Governo do Estado em 1990, e o sucesso daquela campanha resultou na eleição de Lídice e Beth para a prefeitura de Salvador, dois anos depois”, declarou Lídice, em seu depoimento. Além de Lídice, foram entrevistados para o vídeo Dida Santiago, Antônio Carlos Tramm, e o cientista político Paulo Fábio Dantas, todos presentes ao evento, que contou ainda com as presenças do carnavalesco Alberto Pita, do cantor Nelson Rufino e da vereadora Olívia Santana, entre outros.
“Leonelli é inovador e democrático nas decisões tomadas pelo Colegiado. É a primeira vez que isso acontece em 20 anos no turismo da Bahia”, elogiou o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa.
“Leonelli é um exemplo de ética na política, o exemplo de alguém que sempre colocou os interesses coletivos à frente dos individuais”, destacou o líder sindical e membro da executiva do PSB, Bebeto Galvão.
“É uma figura fantástica, que inpira todos nós a fazer política com seriedade, lealdade e coereência”, acrescentou o vereador Carlucho, de Lauro de Freitas.
A ex-vereadora e candidada a vice-prefeita de Salvador na chapa de Nelson Pelegrino, também declarou sua admiração pela história de Leonelli em defesa da democracia. “Domingos Leonelli é uma político que sempre teve lado, uma pessoa absolutamente franca e autêntica,  com quem só se mantém relações de absoluta confiança”, declarou.
“Ético, coerente e firme em suas posições. Isto é raro”, disse a vereadora Fabíola Mansur. Seu colega soialista na Câmara dos Vereadores de Salvador, destcou a coerência entre discurso e prática como principal marca do homenageado. “Leonelli encarna o exemplo de alguém que não tem medo de falar o que pensa, que não desiste sob pressão, enfim, o exemplo de quem durante 50 anos incorporou o principal bordão de seu discurso: a luta continua!”.

Assessoria de Imprensa

27/01/2013