A Juventude do PSB baiano (JPSB) levou 27 delegados para o 57º Congresso da UNE que ocorre em Brasília até o próximo domingo (14). Esse número representa um acréscimo expressivo, pois saiu de sete delegados para 27, conforme relatou Esdras Tenório, que é vice-presidente estadual da JPSB e participa do evento como delegado.

O estudante, que cursa Direito na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), em Vitória da Conquista, explicou que essa participação significativa é resultado de muito trabalho de conscientização realizado dentro das universidades pela juventude do partido. Ele acrescentou que esta é uma oportunidade para os estudantes participarem e conhecerem a política do país.

O estudante Pedro Vinícius reforçou a representatividade da Juventude Socialista da Bahia, “que teve crescimento de delegados em torno de 300%”. Ele ainda destacou a participação dos dirigentes do partido no Congresso da UNE a exemplo da deputada Lídice da Mata, presidente do PSB na Bahia, que falou sobre o cenário político e Reforma da Previdência, além de Domingos Leonelli, secretário-geral do partido, que fez palestra sobre economia criativa.

A deputada Lídice da Mata ressaltou que a juventude representa a esperança de dias melhores para o Brasil. “A UNE é uma entidade de luta, que muito contribui para a democracia no Brasil e que vai continuar conosco nesta trincheira contra os retrocessos que estamos vivendo”.

Domingos Leonelli, durante sua palestra, provocou a plateia formada por jovens socialistas de Norte a Sul do país a refletir sobre como fazer uma política revolucionária neste novo mundo, em que a tecnologia mudou a economia, a vida das pessoas e a política. E continuou “ não basta fazer parte das redes sociais. É necessário trabalhar com novos conteúdos e estratégias ousadas. Precisamos de novas ideias estratégicas e novas formas de fazer políticas”, concluiu o diretor e idealizador do site Socialismo Criativo.

André Alves, que já foi da Juventude Socialista da Bahia e hoje é integrante da executiva estadual do PSB, lembra que a atuação dos jovens do partido está fazendo 30 anos e saíram nomes que hoje compõem o quadro socialista como Rodrigo Hita, Bruno da Mata, José Carlos Oliveira, Joilson Lopes, José Carlos, Gidelson Andrade, Genivan Neri, dentre outros.

Sobre o congresso: Com o tema “ Na sala de aula é que se muda uma Nação”, o 57º Congresso da UNE espera contar com a participação de 10 mil estudantes nestes cinco dias de evento (10 a 14) . Na ocasião, irão eleger a nova presidência da UNE e definir os rumos da entidade no próximo biênio.

Realizado na Universidade de Brasília (UnB) e no Ginásio Nilson Nelson, o congresso tem inúmeras atividades, como debates, grupos de discussão, atos políticos e uma grande passeata. Mais de 60 convidados participarão do encontro, entre congressistas, artistas, ativistas sociais, escritores, intelectuais e representantes da academia.