Com o propósito de discutir propostas para educação e encaminhá-las para Conferência Estadual, Itaetê realizou a I Conferência Municipal de Educação, na última sexta-feira (14), com o tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, e como eixo temático “Valorização dos Profissionais da Educação”.

O evento contou com a presença da professora e meste Ademir Silva, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), para realizar a palestra magna; e com a presença da prefeita de Itaetê, Lenise Estrela, do vice-prefeito Pr. Joseval, vereadores, educadores, pais, alunos e representantes da sociedade civil.

Durante a solenidade de abertura, a prefeita se pronunciou falando da importância da educação como instrumento de transformação social e superação das desigualdades sociais, enfatizando que uma das metas de seu governo é oferecer uma educação de excelência e que, para isso, empreenderá todo o esforço e investimento necessários.  “Tenho dito à secretária, precisamos investir na educação”, ressaltou.

A secretária de educação, por sua vez, destacou a legitimidade do espaço democrático, que se constitui a partir de uma conferência, onde todos poderão expor suas ideias e pontos de vista, bem como sugerir propostas que viabilizem políticas públicas para uma educação pública de qualidade. “A valorização dos profissionais da educação é uma política que precisa ser potencializada e a importância de ter outros segmentos da sociedade, além dos próprios profissionais, debatendo e discutindo esta questão é muito importante”, disse.

O evento encerrou com a escolha dos delegados para Conferência Estadual e a comissão organizadora considerou ter alcançados os objetivos previstos no planejamento.

Fonte: Ascom Prefeitura de Itaetê