A Fundação João Mangabeira (FJM), por meio da Escola Miguel Arraes, promove no dia 23 de novembro, em Brasília, o curso De olho na transparência – curso para atuação cidadã em rede. As inscrições encerram nesta sexta-feira (17) e devem ser feitas pelo site: www.fjmangabeira.org.br/mandato-com-transparencia-curso-para-o-exercicio-do-controle-social-em-rede.

Será o primeiro curso sobre transparência e controle social voltado para vereadores, deputados distritais e estaduais do PSB. Estão disponíveis 40 vagas e os inscritos terão hospedagem e alimentação custeados pela Fundação.

Segundo o presidente da FJM, Renato Casagrande, o objetivo é aperfeiçoar a formação dos parlamentares socialistas em mecanismos de transparência e de controle social do dinheiro público, além de incentivá-los a promoverem o tema em seus municípios e estados de atuação.

“Num momento em que o Brasil se vê mergulhado em escândalos de corrupção, o PSB trabalha para prevenir este mal antes mesmo que ele aconteça, contribuindo para o controle social dos recursos públicos”, destaca Casagrande.

As aulas terão duração total de 8 horas. Os participantes aprenderão sobre noções básicas sobre Orçamento Público, Lei da Transparência e Lei de Acesso à Informação, temas tratados na coleção De olho na Transparência, lançada este ano pela FJM.

Estão previstas ainda atividades práticas sobre acesso e consulta a portais de transparência, e o uso das mídias digitais para controle social do orçamento público.

SERVIÇO
De olho na transparência – curso para atuação cidadã em rede
Quando: 23 de novembro
Onde: Sede da FJM, em Brasília-DF
Público-alvo: vereadores, deputados distritais e estaduais socialistas
Duração: 8 horas