No intuito de reverter a situação do Hospital Municipal de Amargosa, que teve a lavanderia e o centro cirúrgico fechados pela Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Divisa), nesta terça-feira (05), a senadora Lídice da Mata (PSB) encaminhou ofícios aos secretários de Saúde Jorge Solla e de Relações Institucionais Paulo César Lisboa solicitando providências urgentes para resolver a situação do Hospital, que está sem condições de realizar atendimento por conta do seu estado de conservação.

Na noite desta quarta-feira (06), a prefeita de Amargosa, Karina Silva (PSB), realizou uma Audiência Pública, no auditório da Sede Paroquial, com o objetivo de buscar com a comunidade e demais poderes soluções imediatas para os problemas enfrentados pelo Hospital Municipal, que é referência em atendimento de urgência e emergência da cidade e região. Nesta Unidade Hospitalar, reforçou a prefeita, são realizados mensalmente cerca de 3 mil atendimentos no pronto-atendimento, 30 partos, 30 cirurgias, com média de internamento de 16 pacientes por dia.

Por meio de nota pública, a prefeita informou que durante os primeiros dez meses de gestão sinalizou o governador Jaques Wagner e o secretário de Saúde Jorge Solla, quanto aos problemas estruturais do Hospital e cobrou resolução para o imbróglio que vem se arrastando ao longo dos anos. Segundo ela, as obras foram iniciadas no ano de 2010 e deveriam estar concluídas no final de 2012, mas de acordo com os relatórios técnicos, estão com apenas 46,99% executadas. “O povo de Amargosa e toda a região precisa dos serviços do hospital e este é o momento de deixarmos de lado qualquer tipo de mágoa ou ressentimento e trabalharmos na busca de soluções imediatas”, ressaltou Karina Silva.

Por fim, os presentes na audiência apresentaram propostas, que já estão sendo colocadas em prática, a exemplo da formação de uma comissão, composta pelo Poder Executivo, Poder Legislativo, Ministério Público, Poder Judicial, Sociedade Civil, Comércio Local, Igrejas e demais setores, com o objetivo de elaborar um documento que será encaminhado ao Governador Wagner e o Secretário de Saúde Jorge Solla.

*Com informações da Ascom Prefeitura de Amargosa