Primeiro, terceiro e quarto lugares. Estas são as colocações dos municípios de Guanambi, Brumado e Irecê, geridos por prefeitos do PSB, em uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) sobre Governança Municipal .

O estudo abrange cidades que têm entre 50 e 100 mil habitantes e avalia, entre outros fatores, saúde, educação, infratestrutura, assistência social, finanças. O levantamento foi realizado com base nos indicadores de 2018 e, dos cinco municípios melhores avaliados, três são do PSB, que, ao todo, possui 20 prefeituras na Bahia.

A presidente do partido na Bahia, a deputada federal Lídice da Mata, destacou a gestão administrativa dos municípios governados por socialistas e afirmou que pensar na população que mais precisa faz toda a diferença. “Quando você vê cidades investindo maciçamente em educação, isso reflete positivamente em todos os outros indicadores, inclusive até em saúde”, destacou.

Para o prefeito de Guanambi (1º lugar), Jairo Magalhães, “esta é uma grande vitória para a nossa equipe e motivo de orgulho para o nosso povo”. E acrescenta que é o resultado de muito trabalho voltado para o bem estar da população. Localizada no centro Sul baiano, a 786 km da capital, Guanambi possui 84.014 habitantes, de acordo estimativa do Instituto Brasileiro (IBGE-2018) .

Outro município do PBS bem avaliado pelo CFA é Brumado, com 67.048 habitantes, que ficou em terceiro lugar e o prefeito Eduardo Vasconcelos atribui essa colocação aos esforços para melhorar, sobretudo, os serviços de saúde, educação e infraestrutura. De acordo com ele, o município investe 34,8 % em saúde, o que representa “mais que o dobro” estipulado por lei (15%).
O prefeito ressalta ainda que oferece praticamente 100% de cobertura na atenção básica, além de serviços de média e alta complexidade, que neste caso contemplam outros municípios da região.

Sobre a educação, ele destaca que estava em 136º lugar quando assumiu o governo, “mas trabalhamos muito e hoje estamos entre o 1º e o 2º lugar.

Ampliamos o número de salas de aulas para oferecermos ensino em tempo integral em 100% das escolas municipais, além do alto índice de alfabetização dos alunos com idades entre 6 e 14 anos”.

Irecê, localizada a 478km de Salvador, também conhecida como a Terra do Feijão, foi bem avaliada pela pesquisa realizada pelo CFA. Em quarto lugar, o prefeito Elmo Vaz, destacou que que essa colocação é resultado de um trabalho em equipe, voltado para a gestão, o planejamento com o objetivo de atingir as metas propostas.

Ele pontuou que a gestão é voltada para a melhoria dos serviços básicos como saúde, educação, empreendedorismo, com a implantação da Secretaria de Indústria e Comércio, que reflete na arrecadação, a partir do incentivo ao empreendedorismo. Para isso, ações estão sendo implementadas e, em breve, será inaugurado o espaço do empreendedor que, além de facilitar o acesso aos diversos serviços inerentes à área, vai oferecer cursos e capacitações.

Já em educação, Irecê está entre os municípios, cujos índices mais crescem no Estado, já tendo alcançado a meta estipulada para 2021 (5,5). Ele ainda acrescenta que venceu o X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto “Construindo possibilidades para transformar”.

Em saúde, a atenção básica tem 100% de cobertura, com 21 Postos de Saúde da Família e, para resolver a questão da média e alta, a prefeitura tem um programa de Tratamento Fora do Domicilio (TFD) eficaz, inclusive com casa em Salvador, por onde passam cerca de 1400 pessoas por mês.