A Fundação João Mangabeira (FJM) lança na próxima quarta-feira (5), às 9h, na Câmara dos Deputados, a mais nova edição do Boletim Conjuntura Brasil. A publicação que reúne estudos e análises sobre questões nacionais aborda desta vez o tema Educação Básica – o começo de tudo.

Estarão presentes o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o presidente da FJM, Alexandre Navarro, o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), o cientista político César Benjamin, além de pesquisadores e estudiosos da área de educação.

O Brasil investe 5,4% em educação, mais do que a média dos países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 4,8%. Apesar dos crescentes investimentos, o baixo nível de aprendizado dos estudantes continua sendo um dos maiores desafios da área.

Para estudiosos, o problema está ancorado na falta de uma atenção maior dada a dois pilares fundamentais da educação: a gestão e a pedagogia.

“É preciso reconhecer que os problemas da educação no Brasil não são apenas da ordem da falta de recursos. Há imensos desafios a serem vencidos no campo da pedagogia e da gestão”, afirma Navarro.

O papel da alfabetização e do professor na pré-escola é abordado nessa edição do boletim, que também aprofunda questões como a formação do docente e a Base Nacional Comum Curricular.

A publicação traz ainda nomes considerados imprescindíveis da educação brasileira. São apresentadas biografias de Paulo Freire (1921-1997), Anísio Teixeira (1900-1971) e Darcy Ribeiro (1922-1997).