Em reunião com o vereador Sílvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara de Salvador, na manhã desta segunda-feira (22), no auditório do Bahia Center, as professoras Tatiana Mendes Sena e Adilvanir Araújo da Silva relataram o “fechamento do Centro Municipal de Arte-educação e Cultura Mário Gusmão”.

Conforme a professora Tatiana Mendes, a notícia do fechamento do equipamento que atende crianças de Rede Municipal de Ensino e funciona em Amaralina foi dada pela subsecretária municipal da Educação, Teresa Pontual, em reunião ocorrida na última quinta-feira (18), na Secretaria Municipal da Educação (SMED).

“Não é justo encerrar uma história com um ato intempestivo da Secretaria Municipal da Educação”, afirmou o vereador Sílvio Humberto. Ele considerou a decisão “autocrática” e para discutir o assunto e buscar solução agendou para esta terça-feira (23) uma reunião da Comissão de Educação com a subsecretária Teresa Pontual.

Contra desativação

Conforme o vereador Sílvio Humberto, a Comissão da Reparação da Câmara, presidida pela vereadora Vânia Galvão (PT), será convidada para a reunião e o caso será levado ao conhecimento da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia.

Segundo a professora Tatiana Mendes, foi dito na reunião com a SMED que a prefeitura pretende implantar em Salvador seis grandes centros com a mesma proposta de arte-educação do Centro Mário Gusmão. Ela não concorda com a desativação do atual equipamento, que, mesmo com carências, “tem realizado um trabalho sério com os estudantes municipais”.

O Centro Mário Gusmão foi criado em 2005 e presta homenagem ao primeiro negro formado na Faculdade de Teatro da Universidade Federal da Bahia. A Comissão de Educação da Câmara já visitou o equipamento, quando conferiu in loco os problemas e encaminhou ao Executivo propostas para as devidas melhorias.

 

Ascom Câmara Municipal de Salvador