A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) esteve, na tarde desta segunda-feira (27), nas regiões de San Martin e Vila Tiradentes, em São Caetano, prestando solidariedade às comunidades e às pessoas que perderam familiares no deslizamento de terra que fez vítimas fatais. Preocupada com a situação das milhares de pessoas atingidas pelo forte temporal que caiu sobre Salvador ontem, a parlamentar, que é presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, iniciou uma campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis, água e colchões.

Acompanhada do superintendente da Defesa Civil do Estado, Rodrigo Hita, e de Juliana Portela, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza/SEMPS, a deputada afirmou que seu objetivo é criar uma corrente de solidariedade às comunidades atingidas pelas chuvas. “Apesar de algumas famílias já se encontrarem em abrigos, muitas ainda estão desabrigadas. A população se supera no voluntariado aliado ao esforço heróico dos nossos bombeiros e das equipes do Samu”, disse.

Segundo Fabíola Mansur, que é ex-vereadora de Salvador, a situação inspira cuidados pois ainda há casas nas encostas sob risco de desabamento e muitos moradores precisam ser deslocados, principalmente porque há previsão de mais chuvas para os próximos dias. “Como presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, estou, junto com os parlamentares que compõem a comissão, iniciando esta campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis, água e colchões para dar nossa contribuição neste momento de tragédia coletiva”.

Ainda de acordo com a parlamentar muitas pessoas, mesmo em situação de risco, se recusam a deixar suas casas. “Precisamos fazer um trabalho de conscientização e conduzir essas famílias a lugares seguros”, disse ela.

Segundo informações da Defesa Civil de Salvador/Codesal, somente no Alto do Peru, na região da San Martin, choveu 198mm, local com maior volume pluviométrico registrado na cidade no período. Para se ter uma ideia do volume de chuvas que atingiu o local, a previsão para todo o mês de abril era de 309 mm, ou seja, em apenas 24 horas choveu quase 200 mm, número muito acima do esperado. Um dos 15 pluviômetros automáticos espalhados pela cidade fica exatamente na San Martin.

 

Ascom deputada estadual Fabíola Mansur

28/04/15