A líder do PSB na Câmara Municipal, vereadora Fabíola Mansur, deu entrada na casa no projeto de Indicação nº 104/2014, que trata de elevar a condição de Vilas Gastronômicas os becos turísticos de Salvador. A matéria segue para tramitação nas comissões para, em seguida, ir ao plenário.

Apenas para ficar nos mais conhecidos, Salvador conta com cinco principais becos culturais: do Cirilo (Estrada da rainha), dos Artistas e de Tia Célia (ambos no Garcia), do França (Rio Vermelho), do Gal (Vasco da Gama). Para embasar seu projeto, Fabíola volta na história, em que a primeira formatação gastronômica aconteceu quando os portugueses se instalaram na Bahia e usaram raízes tipicamente brasileiras – como mandioca e aipim – para substituir o trigo no pão, dentre outros, para sustentar a importância gastronômica da Bahia.
Com a aprovação do projeto, Fabíola sugere que seja feito reconhecimento dos ambientes como destinos turísticos voltados à gastronomia local; capacitação dos proprietários destes restaurantes, bares e barracas, oferecendo cursos de gestão empresarial e empreendedorismo, por meio de parcerias com Sebrae, Abrasel; promoção do acesso às localidades por meio de sua divulgação nos meios de comunicação.
E não para por aí. A socialista ainda sugere que seja publicada uma nova edição de Arte Culinária da Bahia, de Manuel Querino, para ser distribuída aos cozinheiros e estudantes de gastronomia; realização de um inventário e publicação de um Guia dos Paladares da Bahia; Festival de receitas em extinção em becos e botequins de bairros populares, como Cajazeiras, Tancredo Neves e a divulgação do trabalho no roteiro oficial da cidade.

 Ascom vereadora Fabíola Mansur

 fabiola mansur