Vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, a vereadora Fabíola Mansur (PSB) participou da mesa de abertura da audiência pública que debateu a Atenção Básica e a Vigilância à Saúde em Salvador. Ela representou o colegiado na plenária convocada por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, terça-feira (16), na sede do Ministério Público da Bahia, em Nazaré.

O objetivo do encontro foi ampliar a discussão sobre o funcionamento das Unidades de Saúde e a assistência à saúde da população na capital, além da atuação dos agentes comunitários e de combate às endemias no município. Além disso, ampliar a democracia participativa, as condições de cidadania e a efetivação do controle social sobre as políticas públicas para o setor.

Na avaliação da vereadora Fabíola Mansur os programas da Atenção Básica, a exemplo do Programa Saúde da Família, devem receber incentivo especial do poder público. O que inclui, na opinião da parlamentar socialista, contratação de agentes e capacitação continuada para garantir a qualidade do serviço oferecido à população nas comunidades. Fabíola afirmou ainda que é importante fortalecer a gestão com a capacitação e valorização dos agentes, melhorias das condições de trabalho e convocação dos concursados.

Participaram da audiência, os vereadores Waldir Pires (PT) e Aladilce Souza (PC do B), representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde, Universidade Federal da Bahia, Distritos de Saúde, conselheiros municipais.

Fonte: assessoria de imprensa da vereadora Fabíola Mansur