O plenário da Câmara Municipal de Salvador, que leva o nome do homenageado da noite desta terça-feira (2), ficou lotado para a sessão especial realizada por iniciativa da vereadora Fabíola Mansur (PSB). Durante a solenidade, a trajetória do major Cosme de Farias foi enaltecida em reverência ao aniversário do “Advogado dos Pobres”, que nasceu no dia 2 de abril de 1875, no bairro de São Thomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário.

“É um herói soteropolitano, que precisa ser constantemente relembrado. Os valores que pregava ainda são muito atuais. Lutava por inclusão social, saúde e educação. Mesmo sem diploma universitário, foi um grande defensor público na Bahia que ainda vivia resquícios da escravidão. O grande Cosme de Farias foi o primeiro combatente do analfabetismo no nosso país. Esse homem deve ser reverenciado”, justificou Fabíola Mansur.

A vereadora do PSB compartilhou a presidência da solenidade com o colega de legenda, o vereador Sílvio Humberto, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal.

“É um dia memorável. Falar desta figura, deste homem, é uma honra. Ele deixou raízes. E, sobretudo, por trazer um elemento fundamental: a educação. Além de servir os que mais precisam. Temos muito o que aprender com este homem”, destacou Sílvio Humberto. Logo após a formação da mesa, o Hino ao Dois de Julho foi executado pela Banda do Corpo de Bombeiros, regida pelo maestro Evaldo Ferreira.

O coletivo de poesia “Além das Sete Praças”, em forma de poesia, fez a primeira homenagem a Cosme de Farias, durante a sessão especial.  Logo depois, a desembargadora Luislinda Valois, ao proferir o discurso, parabenizou os vereadores Fabíola Mansur e Sílvio Humberto pela sessão especial. “Viva ao nosso Deus do judiciário baiano. Se Cosme de Farias estivesse vivo, estaria agradecendo de pé por essa homenagem. Mas o espírito dele está aqui, muito feliz, neste plenário que leva o seu nome”, comemorou. Um vídeo com passagens históricas pelo bairro soteropolitano Cosme de Farias foi exibido e emocionou os presentes na sessão especial.

Fizeram parte da mesa a desembargadora Luislinda Valois; o  professor da Universidade Católica do Salvador, Anderson Abbehusen; o historiador Jaime Sodré; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, Claudemir Nonato; o vereador Waldir Pires (PT); o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (secção Bahia), Domingo Arjones; o presidente da Associação de Rádios Comunitárias da Bahia, Paulinho FP; o presidente do Conselho Municipal de Saúde e líder do bairro de Cosme de Farias, Marco Antonio Sampaio; e o professor João Pereira Leite. Os vereadores Hilton Coelho (PSOL) e Tiago Correia (PTN) compuseram a extensão da mesa.

Fonte: Assessoria de imprensa da vereadora Fabíola Mansur