A Fundação João Mangabeira, por meio da Escola Miguel Arraes, disponibiliza, na internet, cursos, seminários e oficinas de formação política e administrativa.
Entre os cursos estão os de Gestão Pública; Políticas Públicas de Juventude; Formação Política; Sociedade e Diferença; Socialismo em Revista; e Cultura Política Socialista. Cada um tem duração média de 80 horas/aula e reúne material de apoio, como textos e vídeo aulas.
Além dos cursos, a Escola Miguel Arraes disponibiliza também farto material sobre variados temas que abrangem política, economia e história. São filmes, documentários, textos e vídeos de eventos, seminários e oficinas realizados em diversos encontros com a militância socialista pelo país.
De acordo com o coordenador da Escola Miguel Arraes, Adriano Sandri, o programa da escola foi reformulado para oferecer nos próximos dois anos três opções de atividades, com certificação, nas modalidades presenciais, semipresenciais e a distância.
“Para o partido, o objetivo da escola é criar um referencial teórico sobre o projeto socialista. E nós queremos um socialismo democrático, com uma coletividade ideologicamente viva, não única”, afirma.
A organização dos cursos está sob a responsabilidade dos núcleos estaduais da FJM, com o acompanhamento e a assessoria da equipe nacional. Alguns cursos da modalidade semipresencial estão em andamento nos estados do Acre, Espírito Santo e Minas Gerais.
A escola também está firmando convênios com universidades estaduais e federais para a oferta dos cursos a distância. “A escola deve recuperar a ideia da formação continuada e coletiva. Nós socialistas devemos nos aprender a nos reciclar coletivamente”, declara Sandri.
O acesso aos cursos da Escola Miguel Arraes é feito pelo site da Fundação João Mangabeira.
Assessoria de Imprensa/PSB  Nacional