A senadora Lídice da Mata, juntamente com secretários de Estado e parlamentares, além da prefeita Moema Gramacho, participou, na manhã desta segunda-feira(04) da solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas, que vai beneficiar a população de praticamente todos os municípios da RMS. A cerimônia foi realizada no bairro de Areia Branca, local das futuras instalações da unidade hospitalar. A expectativa do governo é concluir a obra em um ano.

Durante o ato, o governador Rui Costa também autorizou a construção da estrada de acesso à comunidade quilombola do Quingoma, que terá investimentos de R$ 3 milhões, fruto de uma emenda capitaneada pelo mandato da senadora. “Fiquei feliz em saber que o povo da Região Metropolitana e, em especial de Lauro de Freitas, está satisfeito com a nossa atuação no Senado Federal”, assinalou.

O governador Rui Costa anunciou ainda que, após a inauguração do Hospital Metropolitano, o Governo do Estado iniciará a reforma do Hospital Menandro de Farias, para que funcione como unidade materno-infantil.

Com investimento da ordem de R$ 180 milhões e capacidade para 265 leitos, o hospital geral de grande porte terá 27.900 metros quadrados de área construída e será implantado em terreno com área total de 90 mil metros quadrados, na Estrada da Quingoma. A unidade terá capacidade para realizar procedimentos de média e alta complexidade em diagnóstico e tratamento, nas especialidades clínica e cirúrgica, em regime ambulatorial e de internação hospitalar, em caráter de urgência e eletivo, além de Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), Centro de Traumas e Serviço de Alta Complexidade em Neurocirurgia. Em procedimento de complexidade, segundo Rui Costa, serão 300 atendimentos por dia.