De um lado, grandes complexos hoteleiros que atraem turistas de todo o mundo. Muito próximo, grandes bairros de periferia que sofrem problemas graves de violência e falta de infraestrutura urbana, como calçamento e saneamento básico. A desigualdade existente em Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, foi alvo de críticas da candidata a governadora Lídice da Mata, da Coligação Um Novo Caminho Para a Bahia (PSB, PSL e PPL). Ela participou de carreata com mais de 200 veículos, entre carros e motocicletas.

“A cidade só é boa para o turista quando é boa para o morador. Um local como Arraial D´Ajuda não pode conviver com o luxo de ser um grande destino turístico e as desigualdades que vemos aqui, com ruas de barro e esgoto a céu aberto. Grandes parques hoteleiros e ao redor muita pobreza. É preciso distribuir melhor a renda para que os trabalhadores também sejam beneficiados com o turismo”, defendeu Lídice, que estava acompanhada da candidata a senadora Eliana Calmon, do candidato a deputado federal Domingos Leonelli e o candidato a deputado estadual Dilmo Santiago.

Para reduzir a desigualdade em cidades como Porto Seguro, Lídice defendeu o investimento em obras de infraestrutura urbana, bem como na educação, qualificação profissional e empreendedorismo. “Precisamos ativar as cadeias produtivas relacionadas ao turismo, desde a produção de alimentos que são consumidos nos restaurantes, ao artesanato, à roupa de cama, ao receptivo, tudo que possa gerar emprego e renda para a população local”, destacou Lídice.

A candidata ao Senado, Eliana Calmon, reforçou a necessidade de investimentos na área social em localidades que sofrem tantas desigualdades sociais. “ Em Arraial D’Ajuda vi de perto  a realidade que fica escondida, vi in loco todos os sofrimentos que as pessoas passam”, afirmou.

 

Assessoria de Imprensa

27/07/14