Bacharel em Direito, Dailton filho trabalhou durante 15 anos em empresas privadas. Para concorrer às eleições, precisou se afastar do cargo de diretor administrativo da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM). Sua trajetória na política teve início em 2001, como vereador de Madre de Deus. Este foi o primeiro dos três mandatos exercidos na Câmara de Vereadores, onde conquistou a cadeira de presidente da Casa, no biênio de 2009/2010. Em 2009, também assumiu, durante 52 dias, o cargo como prefeito interino do município.

Foi candidato a prefeito em 2012, sem êxito, quando obteve 3.500 votos. Em 2016, concorreu novamente à eleição e conquistou 5.500 votos, mas perdeu a disputa pela cadeira do executivo municipal por uma diferença de 152 votos. Nestas eleições de 2020, com a coligação “Por Uma Madre Melhor”, o foco de Dailton Filho foi assistência social.

Projetos de mandato

Após ouvir a comunidade, o prefeito eleito entendeu que problemas recorrentes relacionados à assistência básica, estavam cada vez piores, o que motivou o desenvolvimento do projeto Travessia, que consiste em preparar a cidade para o pós-pandemia. Um cartão de 300 reais mensais será disponibilizado para serem gastos, exclusivamente, no comercio e serviços locais. Um estímulo à economia e aos negócios da cidade, fazendo o dinheiro circular dentro do próprio município.

Além do “Travessia”, outro projeto voltado para o social é o Condomínio Maria Quitéria, que tem a finalidade de reformar as casas, fazendo uma urbanização completa no bairro e com legalização fundiária. Tudo isso dentro de um projeto de moradia popular moderno, transformando o espaço em um bairro com piso, calcadas, iluminação e praças.