Para desenvolver a economia, gerar emprego e renda para todas as regiões do estado, a candidata a governadora Lídice da Mata, da coligação Um Novo Caminho para a Bahia (PSB-PSL e PPL), defendeu a desconcentração dos investimentos neste sábado (19), em Ilhéus, onde participou do lançamento da candidatura do correligionário Bebeto Galvão para deputado federal.

“No atual governo tivemos uma concentração da atração de investimentos para o Parque Industrial de Camaçari, que quase dobrou nos últimos anos. Temos que gerar ambiente de atração de negócios para a interiorização da industrialização, para ativar as cadeias produtivas locais”, defendeu Lídice.

Em entrevista à imprensa de Ilhéus, Lídice ponderou que há áreas do estado que vivem “na base da exportação de monocultura” ou no “semiárido que vive em quase sua totalidade na agricultura de subsistência”. “Temos que nos industrializar com o beneficiamento de nossa produção, com atenção para a agricultura familiar. A maior população rural do Brasil está na Bahia e precisa desfrutar de desenvolvimento”, disse.

“A indústria ligada ao cacau em Ilhéus, que agrega valor na produção do chocolate, gera emprego e renda. É um exemplo que será fortalecido em meu governo”, completou a candidata.

Meio Ambiente

 Para a região de Ilhéus, Lídice foi indagada sobre a polêmica do impacto ambiental de obras como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste (FIOL). Ela ressaltou que dará continuidade a estes projetos quando eleita governadora. “Tenho muito zelo ao dinheiro público. Não podemos é voltar atrás em investimentos já realizados. São obras importantes para o desenvolvimento do Estado que precisam sair do papel”, disse.

Lídice ponderou, todavia, que serão necessárias políticas para atenuar eventuais impactos ambientais e sociais negativos nas cidades do entorno do porto e da ferrovia. “Agora temos que debater neste local como diminuir ao máximo o impacto ambiental e criar regras de compensação ambiental, discutir política de desenvolvimento baseada no carbono zero. Nos interessa investimentos que tenham política de negócios com visão ambiental como referência”, completou. A candidata lembrou que a presença da Rede em sua coligação reforça o compromisso de governar com foco na sustentabilidade.

 

Assessoria de Imprensa

20.07