Na Bahia, o recadastramento biométrico é obrigatório em 52 municípios, incluindo Salvador. Todos os eleitores devem fazer, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). O cidadão que não fizer o recadastramento até o dia 31 de janeiro de 2018 terá o título cancelado.

O objetivo é oferecer mais segurança ao processo eleitoral e, além disso, compor futuramente o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros.

Em Salvador, o procedimento pode ser realizado na Central de Atendimento ao Público (CAP), na sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O eleitor também pode se dirigir a um dos postos de atendimento da Justiça Eleitoral nos SAC’S (Barra, Cajazeiras, Comércio e Periperi); na Casa da Justiça e Cidadania, no Shopping Baixa dos Sapateiros; na Prefeitura-Bairro Subúrbio-Ilhas; no Tribunal Regional do Trabalho, no Comércio; e nas sedes da Secretaria da Fazenda, Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia.

Já as pessoas que moram no interior do estado devem procurar os cartórios eleitorais de suas respectivas cidades. A relação de municípios que deverão realizar o procedimento está disponível no site: http://www.tre-ba.jus.br/.

Documentos necessários – documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual, documento comprobatório de alterações de dados pessoais (se houver). Os que forem tirar o 1º título eleitoral precisam ainda apresentar comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).