Qual é a vocação da nossa cidade? Como nascem os cientistas? Foram com esses questionamentos  que o vereador Sílvio Humberto (PSB), durante a sessão ordinária desta quarta-feira (16), cobrou da prefeitura ações e investimentos na área de produção de ciência e tecnologia em Salvador.

De acordo com o vereador, que preside a Comissão de Educação, é preciso que os alunos da rede municipal sejam estimulados e compreendam que o ambiente escolar é um espaço de produção da ciência. “Cientistas não podem ser vistos como pessoas distantes, inacessíveis, seres de outros planetas. Nossos alunos devem ser estimulados a gostarem de física, química, matemática. Coisas que eles lidam no seu dia a dia. Quando bebem água, atendem ao telefone e até mesmo quando precisam criar alternativas para driblar a falta de saneamento básico em suas ruas, a ciência está presente em tudo, o que precisa é estímulo e aproximar o mundo da ciência e tecnologia das pessoas”, afirmou o vereador.

Sílvio Humberto destacou ainda a iniciativa do Instituto Cultural Steve Biko, que por meio do Projeto Oguntec, fomenta a produção de ciência e tecnologia para estudantes negros. “Nossos jovens devem entender que não basta ser usuário das tecnologias. Elas e eles podem ser produtores de ciência. Por isso nós louvamos a iniciativa, do Instituto Cultural Steve Biko, que por meio do seu projeto Oguntec já ganhou prêmios e se tornou uma referência internacional”.

Fonte: ascom vereador Silvio Humberto