Mari Machado, secretária Especial da Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), reuniu na última quarta-feira (09) os secretários de cada Movimento Social do PSB. O objetivo do encontro foi discutir a organização dos segmentos ao longo do ano e a comunicação envolvendo redes sociais e sites.

Esta foi a primeira reunião do PSB em 2013, mesmo em período de férias todos os movimentos tiveram representação, trouxeram o material solicitado e discutiram novos métodos para a divulgação dos segmentos para maior visibilidade no país neste ano.

A secretária Especial abriu a reunião explicando que é importante para cada segmento ter esse contato nas mídias sociais, pois são eles que tem um diálogo intenso e direto com a sociedade.

Luciano Freitas, secretário Nacional LGBT do PSB, explicou que o segmento é novo. “Estamos começando, é preciso ainda analisar detalhes e dar uma cara ao movimento LGBT”, alertou. Porém, em contrapartida ao Movimento ser o mais recém criado dentro do PSB, Luciano afirmou já ter princípios, documentos, bases e objetivos, além de já estarem bem inseridos nas redes sociais com um perfil no Facebook (facebook.com/lgbtsocialista), uma Fanpage e Twitter (twitter.com/lgbtsocialista).

A negritude Socialista Brasileira (NSB), representada na reunião pela secretária geral do segmento, Valneide dos Santos, lembrou que neste ano comemora-se 10 anos da criação do Movimento Negro no PSB. Destacando a visão de que o Brasil é um país de todos; um país de brasileiros, independente de etnia.

“Nós já temos planejamento e orientação para realizar atividades nas principais datas relacionadas ao movimento, porém falta nos inserir nas redes sociais”, explicou. A NSB tem um blog, que foi criado em 2008, com grande destaque e abrangência de acessos.

A secretária Nacional do Movimento Popular Socialista (MPS), Maria de Jesus Matos, explicou que possuem uma perfil Facebook (facebook.com/mps.psb) com 1046 amigos. “Nossa rede social tem limites, como por exemplo nossos amigos são filiados ao PSB”.

Jesus alertou, ainda, para o desafio que é ter uma rede social dos Movimentos, representantes de um eixo do PSB, que é nos comentários e respostas, nas visões e explanações. “É preciso cuidado e uma visão partidária para responder aos comentários e dúvidas postadas na página”, concluiu.

Bruno da Mata, secretário Nacional da Juventude Socialista Brasileira (JSB), explicou que o movimento tem portal (www.jsb.org.br) que segue a linha do site do PSB Nacional, Fanpage (facebook.com/JSBNacional40), grupo no facebook (facebook.com/groups/jsbbr) e Twitter (twitter.com/jsb40). Destacou que as redes e site são sempre alimentados e bem visitados, com picos de acesso em matérias e fotos de eventos.

“A Juventude terá esse ano várias datas em que participaremos. Tanto regionais e nacionais todas com apoio e direcionamento dos representantes nacionais da JSB”, explicou Bruno.

Dora Pires, secretária Nacional do Movimento de Mulheres do PSB, avaliou a importância de maior divulgação do segmento feminino, mas lembrou ainda não terem perfis em redes sociais, porém destacou o trabalho realizado no site – http://mulheressocialistas.org.br/.

Sobre o plano de comunicação para 2013, a secretária explicou que precisam ter atitudes e pensamentos alinhados. “Somos segmentos organizados, mas somos díspares do que representamos para a sociedade, temos valores específicos. Portanto temos falas e formas diferentes a serem apresentadas, mas que devem ser alinhadas, para um resultado positivo de um sucesso de um planejamento de comunicação”, disse Dora.

O secretário Nacional do movimento Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB), Joílson Cardoso, destacou as diversas datas que envolvem o segmento como nos meses de janeiro, fevereiro e março com marcha das Centrais Sindicais, conferências, entre outras. “A comunicação é uma política estratégica e muito importante. E a Sindical é um movimento maduro”, disse sobre a necessidade de que seja feita durante este ano uma boa divulgação dos movimentos.

Fonte: site do PSB Nacional