Em uma solenidade no plenário da Câmara Municipal de Curitiba, no Paraná, o deputado estadual Manassés (PSB) foi homenageado com o certificado de honra ao mérito pessoal, nesta quarta-feira (15). A homenagem foi oferecida ao parlamentar pelos relevantes serviços prestados ao município, através do trabalho social desenvolvido pela Instituição Social Manassés, que atua na cidade desde o ano 2000, na recuperação de usuários de drogas. A Instituição fundada há 18 anos, responsável pela recuperação de mais de 15 mil pessoas, conta com 30 unidades e está presente em todo o Brasil.

Em Curitiba, no momento, são atendidos mais de 200 internos, dependentes químicos. A honraria foi de autoria do vereador Cristiano Santos (PV), que ressaltou a importância do trabalho realizado pela Instituição Manassés, iniciativa que ele considera digna de aplausos e reconhecimento, uma vez que a atuação e ações desenvolvidas pela instituição salva muitas vidas. “Já conheci vários centros de reabilitação e sem querer desmerecer a nenhum deles, vejo que o diferencial do projeto da Instituição é dado pela religiosidade e poder da palavra de Deus somada a um trabalho de prevenção utilizando o esporte como principal ferramenta, propondo assim possibilidades e alternativas para quem quer abandonar o vício”, destacou Cristiano.

O deputado baiano se disse honrado e surpreso com a indicação. O parlamentar disse ainda que essa importante distinção a ele referenciada pelo trabalho que realiza há quase duas décadas só faz aumentar as responsabilidades, além de servir de estímulo para continuar na luta por políticas públicas voltadas para a prevenção e tratamento dos usuários de drogas.

“Esse trabalho executado pela Instituição Manassés busca resgatar vidas e a dignidade desse público que, infelizmente, atinge um número colossal”, alertou o deputado, acrescentando ainda que o problema com as drogas é uma realidade e de grande dimensão social, problema que afeta não somente os usuários, mas a sociedade como um todo e, principalmente, a família. “Assim como tantas famílias brasileiras, também já fui vítima dessa experiência em casa, quando descobri, na época, que meu filho com 15 anos era usuário de drogas. Foi um golpe, me pegou de surpresa. Hoje, Graças a Deus, já não sofro mais com esse problema, mas sei o quanto é difícil e dolorido ter um dependente químico em casa. Por essa razão, fundei e mantenho até hoje a Instituição Manassés, que considero de extrema importância para a recuperação de tantos jovens evitando, assim, a interrupção precoce de milhares de vidas”, disse.

Manassés acredita que a solução para diminuir essa triste estatística é o investimento público em ações de prevenção e repressão, em conjunto com a prática do esporte e medidas socioeducativas nas escolas da rede pública. “Ter meu trabalho reconhecido por esta Câmara Municipal de Curitiba, uma cidade modelo em gestão e boas práticas, realmente, é muito gratificante”, disse.

 

Ascom deputado Manassés

16/04/15