A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) assumiu na manhã desta terça-feira (10) a presidência da Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Deputada de primeiro mandato, a parlamentar conseguiu ocupar importantes espaços, Fabíola será titular das Comissões de Saúde e Saneamento; de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho; e suplente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública.

A parlamentar afirmou estar muito feliz com a presidência da Comissão de Direitos da Mulher e falou um pouco sobre como pretende fazer em sua gestão. “Para mim é uma grande conquista, vou fazer uma gestão participativa, em parceria com as mulheres e com as entidades que as representam, como a Rede de Mulheres, os Conselhos Municipais em toda a Bahia. Estreitaremos ainda mais nossa relação com a secretária de Mulheres do Estado, Olivia Santana, com o compromisso de também defender não só um maior orçamento para a Secretaria de Mulheres, maa criação de um Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulhee espero já no mês de março conseguir pautar os principais projetos em defesa da mulher e posteriormente levá-los à votação”.

Mansur disse ainda que o aumento da representação feminina e a inclusão do gênero será uma de suas bandeiras e defendeu a Reforma Política como uma forma de inclusão. “Nós mulheres, que somos 52% da população, enfrentamos um grande problema, a sub-representação. Aqui na Casa, por exemplo, somos apenas sete. Isso acontece em função da Reforma Política não ter vindo ainda, precisamos aumentar essa representatividade e possibilitar que mulheres alcem espaços de poder e defendam políticas públicas para todos, mas especialmente para mulheres”, defendeu a parlamentar, que fez questão de enfatizar que o seu gabinete, em sua maioria, é composto por mulheres.

Comissão de Saúde

Durante a instalação da Comissão de Saúde e Saneamento, Fabíola, que é médica e será membro titular, se comprometeu a ajudar na busca de soluções para os grandes gargalos da área, a exemplo do financiamento e regulação dos atendimentos de alta complexidade. “Vou trabalhar para ampliar as soluções na área de saúde, são muitos os problemas, entre eles o de subfinanciamento, a gestão, a pouca verba, não só na Bahia mas em todo o Brasil. Precisamos encontrar soluções para este financiamento e garantir que a saúde seja, de acordo com o que diz a nossa Constituição, realmente um direito de todos. Precisamos conhecer os consórcios na saúde, regionalizar a saúde”, destacou.

A parlamentar finalizou sua fala afirmando que as diferenças devem ser postas de lado, visando um bem maior, o acesso de qualidade. “Trabalharei junto com o executivo e a sociedade civil para transformar os desafios da saúde”, destacou ela.

Ascom Deputada Fabíola Mansur