A senadora Lídice da Mata (PSB) estará neste sábado, 8, em Andaraí para participar da inauguração da sede do Consórcio Chapada Forte, em Andaraí, a 414 km de Salvador.Essa é a segunda vez que Lídice se reúne com representantes do Chapada Forte em menos de um ano. Em dezembro passado, a senadora acompanhou um grupo de prefeitos da região em audiência com então ministro da educação, Aloizio Mercadante, para reivindicar a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina. (foto)

Presidido pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (CIDCD) é um dos 30 consórcios públicos municipais do Estado da Bahia. Seus municípios ocupam juntos uma área de 15,3 mil km² em uma das mais belas paisagens naturais do País, agregam uma população de quase 200 mil pessoas, que movimenta uma economia anual de R$ 1,4 bilhões.

Na pauta do encontro deste sábado, além de inauguração da sede, será lançado oficialmente o convênio de R$ 20 milhões firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para sistema de abastecimento de água para consumo humano e produção agropecuária na região, com apresentação das respectivas equipes técnicas. Também estão previstos debates sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com representantes do Tribunal de Contas dos Municípios; o serviço de telefonia prestado na região, com representante da ANATEL; o Transporte Escolar e Qualidade de Educação no Nível Médio; as parcerias com a Polícia Cívil e Polícia Militar; e o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Participam da cerimônia o deputado federal José Carlos Araújo (PSD) e o deputado Estadual Zé Neto (PT), ambos reeleitos, além de prefeitos, presidentes de câmaras e representantes de associações dos 12 municípios consorciados: Abaíra, Andaraí, Boninal, Ibicoara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Marcionílio de Souza, Mucugê, Palmeiras e Seabra.

 

Ascom Lídice da Mata