Angelo Almeida tem 58 anos, é casado, pai de três filhos (as) e avô de cinco netos (as). Natural de Feira de Santana, ele é filho de Antonio Carlos Pinto de Almeida e Jacira Cerqueira de Almeida. Angelo é o terceiro filho de seis irmãos e, com o investimento de seus pais, saiu para estudar em Salvador, onde se formou em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia.

Sempre muito atento à política por influência de seu pai – que foi vereador de Feira de Santana -, em seu retorno à cidade natal, iniciou a sua trajetória no campo das ideias. Foi candidato, pela primeira vez, a vereador em 2004, mas não foi eleito. Em 2006, a convite de João Durval, se candidatou a deputado estadual. Em 2008, disputou novamente para o cargo de edil e conquistou a vaga na Câmara Municipal, pela primeira vez, e exerceu o mandato de 2009-2012. Angelo foi escolhido pela imprensa de Feira de Santana o melhor vereador nos anos de 2009, 2010 e 2011.

Presidiu e foi membro da Comissão de Direitos Humanos e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Feira de Santana, entre os anos de 2009 e 2012. Foi suplente do PSB, na Câmara dos Deputados, entre os anos de 2015 e 2019, quando assumiu o mandato entre 2017 e 2018, em decorrência do afastamento do deputado João Bonfim. Reassumiu o mandato de parlamentar em maio de 2018 e criou a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência.

Foi em empossado novamente em 2020, em substituição ao deputado Targino Machado (DEM), que teve perda de mandato declarada pelo TSE. Atualmente é presidente da Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia do Covid-19 e criou a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas para a Juventude do Estado da Bahia na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Almeida foi presidente do PSB Feira de Santana, dirigente do PSB Bahia, é membro do diretório nacional do PSB e, nestas eleições de 2022, segue para reeleição como pré-candidato a deputado estadual.