Anderson Ferreira é natural de Salvador. Ele foi criado por seus avós maternos, mas precisamente por sua avó, no bairro da Massaranduba, na Cidade Baixa, onde aprendeu que respeito era primordial e que somente com os estudos poderia conquistar seus objetivos na vida. Tem uma irmã surda e sempre esteve atento e em contato com a comunidade.

Desde cedo, Anderson lutou pelo seus direitos e da sua comunidade, em busca de resoluções para os constantes problemas de falta de água, onde as pessoas se deslocavam para parte mais baixa do bairro para pegar água e conseguirem ter o mínimo necessário à vida.

Sempre estudou em escolas públicas e concluiu o curso técnico de Química no Centro Federal de Educação de Tecnológica da Bahia (CEFET), hoje IFBA. No nível superior, foi aluno da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde estudou Química e Medicina Veterinária; e graduou-se em Fonoaudiologia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente, na UFBA, é mestrando e servidor público.

Anderson é servidor técnico-administrativo em Educação (TAE) e membro titular do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFBA, lotado em um dos mais novos institutos da Universidade, o Instituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde (IMRS).

Em sua trajetória na universidade federal, desde de 2010 como servidor, Anderson realizou diversos projetos de extensão, como o Jovem Socorrista e o Socorrista Mirim, que levam ensino de primeiros socorros e educação em saúde para as escolas públicas de Salvador, incluindo instituições de ensino para pessoas com deficiência. Criou e coordena o projeto de Universidade Aberta a Terceira Idade da Bahia (UATI), voltada para a atenção à saúde integral das pessoas idosas; criou e coordenou o EnvelheSer, congresso sobre envelhecimento e qualidade de vida da pessoa idosa e diversas outras ações.

Membro do Coletivo Mobiliza TAES UFBA, foi o segundo candidato mais votado nas eleições de 2019-2022 para uma vaga no CONSUNI, onde assumiu também uma cadeira na Comissão de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil e a Comissão de Gestão de pessoas.

Sempre envolvido com questões de direitos e ativista de diversas áreas, Anderson Ferreira concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) como pré-candidato a deputado estadual, pelo PSB Bahia, no pleito de 2022.

Como membro da Comissão do Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado da Bahia, Anderson se destaca no trabalho pela valorização e reconhecimento profissional desta categoria no Estado. Essa é uma luta que deseja levar para a ALBA, unindo forças com diversas outras áreas da saúde, da educação,  saúde integral, envolvendo as práticas integrativas, a defesa dos animais, do meio ambiente, na luta pelo respeito, em defesa do povo preto, da inclusão, da comunidade LGBTQIAP+, da diversidade, da pluralidade, da liberdade religiosa e contra qualquer tipo de preconceito.