O município de Igrapiúna, através das Secretarias de Infraestrutura e Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (06) a 2ª Conferência Municipal das Cidades. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e no Colégio Estadual Neilton Moreira Lima. Os palestrantes foram Lucas Gerriere, membro do Instituto de Juventude, Gestão e Políticas Sociais e atual presidente da Cooperativa dos Agricultores de Ituberá e Baixo Sul (Cooaibasul); e Sueli Coelho, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

O evento contou com inúmeras representações sociais, alunos do Colégio Neiltom Moreira Lima e acadêmicos do curso de urbanismo da UNEB- Salvador, e serviu como preparação para a Conferência Estadual e a 5ª Conferência Nacional das Cidades. O evento também contribuiu para construção do documento com as principais proposições da sociedade civil organizada, no que tange o desenvolvimento urbano, e foram eleitos os quatro delegados que representarão o município de Igrapiúna nas outras esferas.

O secretário de Infraestrutura, Edval Coelho, enfatizou que “a conferência é muito mais que atender a legislação. Trata-se do comprometimento de justiça social e que esta se configura em ideias que promovem a transformação necessária que a população tanto anseia”, afirmou.

O prefeito Leandro Ramos (Léo) destacou que “não tem dúvidas de que as proposições da sociedade se configurarão em soluções para melhorara a vida das pessoas”, disse. O prefeito relatou, ainda, que “quando não existe planejamento os transtornos recaem sobre o cidadão e que cabe ao gestor público a decisão política no ordenamento e crescimento urbano, porém, muitas vezes é mal interpretado por isso”.

Na oportunidade, o prefeito Léo assinou o decreto de desapropriação da área onde hoje se instala o bairro Sem Teto, que passou a se chamar Morada da Cidadania, corrigindo uma injustiça e uma situação de conflito com as famílias que viviam na área. Com esta atitude, a prefeitura sela a paz e resolve o problema daqueles que ali vivem, pois em momento oportuno os mesmos receberão o título de posse de suas áreas.

Fonte: Ascom Prefeitura de Igrapiúna / Foto: Apuarema em Foco