A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado realizará um ciclo de debates sobre a situação da aviação brasileira frente aos desafios do turismo no Brasil. Requerimento nesse sentido, de autoria do presidente da comissão, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), foi aprovado em reunião realizada nesta quarta-feira (21/8).

Especialistas, representantes das companhias aéreas e autoridades do governo federal e dos governos estaduais serão convidados a discutir as providências para superar gargalos ao desenvolvimento do transporte aéreo no Brasil. Também estará em debate a vocação da aviação civil brasileira  para a integração do turismo, bem como os desafios dos estados para promover atividades turísticas regionais.

Na discussão da matéria, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) ressaltou que, ao promover o ciclo de debates, o Senado se integra aos esforços do Fórum Nacional de Secretários de Turismo, de melhoria da aviação regional.

Conforme Valadares, as conclusões dos debates serão enviadas às autoridades federais e estaduais, como contribuições para melhorar o atendimento de turistas e da população usuária do transporte aéreo. A data do ciclo de debates ainda será divulgada pela Comissão.

Ao encerrar a reunião desta quarta-feira, Valadares informou que foi transferida para a próxima semana a decisão sobre três itens que estavam na pauta da CDR, entre os quais projeto que prorroga o prazo de benefícios fiscais a empresas que atuam nas áreas de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).