O presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav), Bebeto Galvão, oficializou sua candidatura a deputado federal pelo PSB neste sábado (14) durante a convenção estadual do seu partido, realizada no Bahia Café Hall, em Salvador, com as presenças do presidenciável Eduardo Campos e sua vice Marina Silva. Galvão, que também é secretário nacional licenciado de Formação da Força Sindical, relatou que uma de suas primeiras ações no Congresso Nacional será defender novas prioridades na distribuição do crédito público para a agropecuária.

“Hoje, 86% do crédito vai para o agronegócio, que é voltado à exportação. Isso é uma inversão de prioridades.Os agricultores familiares representam 70% do alimento produzido no Brasil e recebem 14% do crédito. Se houver uma crise mundial na produção de alimentos, como ficaremos?”, questionou.  Bebeto destacou ainda a participação popular na convenção socialista. “Tivemos movimentos das mulheres, dos jovens, LGBT, de várias regiões baianas, do Movimento Negro. Isso foi muito importante”, destacou.

Para o vereador de Salvador, Silvio Humberto, um dos coordenadores da campanha do PSB, Bebeto será importante no Congresso. “Bebeto construiu uma liderança no movimento sindical e é negro. Acho que ele vai dar uma contribuição importante na Câmara”, disse. Para Zé Eipfânio,petroleiro de Vera Cruz, “Bebeto é uma referência no movimento dos trabalhadores”.

Confiante na eleição, Bebeto incluiu na sua plataforma a tese de que o desenvolvimento brasileiro deveria ser pautado na combinação de trabalho e educação e no combate às desigualdades regionais da educação pública, da pré-escola à universidade. “Não basta o ensino técnico. Os trabalhadores precisam ter acesso à educação foral. Isso é benéfico para todo mundo. O estaleiro naval, por exemplo, sem pessoal qualificado tem que importar mão-de-obra. Faltam operadores navais e operadores de solda naval”.

Para a candidata ao governo, Lídice da Mata, o novo caminho para a Bahia começa com a eleição de deputados federais e estaduais do partido, que fez coligação com a Rede de Sustentabilidade – que participará da eleição integrada ao PSB e ao PSL. “São candidatos a deputado federal e estadual de mãos limpas, livres e íntegros para o trabalho”, afirmou.

Ascom Bebeto Galvão