A campanha do governo federal “Quem ama, abraça”, de combate à violência contra a mulher, contará com a adesão da Câmara Municipal de Salvador. A assinatura será na sessão regimental pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março), que será realizada segunda-feira (11), às 19h, no Plenário Cosme de Farias, pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Tia Eron (PRB).

O objetivo da campanha, segundo a vereadora Fabíola Mansur (PSB), integrante do colegiado e uma das articuladoras do evento, é disseminar a mensagem de que as mulheres têm o direito de viver sem violência e com paz, fortalecendo a luta pelo fim da violência contra a mulher. O ato contará com a presença da coordenadora executiva da campanha e da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Schuma Schumaher, entre outras autoridades.

Estatísticas

Em Salvador, nos primeiros 50 dias do ano, foram registradas 1.702 ocorrências de violência contra a mulher, sendo 696 apenas no carnaval. Os dados computados nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, situadas em Brotas e em Periperi, revelam que no período foram registrados, em média, 34 casos de violência de gênero na cidade. Em 2012, foram registradas nessas delegacias 10.352 queixas.

Para mudar esta realidade, além de fortalecer políticas públicas e educativas, a vereadora Fabíola Mansur considera importante a participação da sociedade e dos veículos de comunicação na divulgação da campanha “Quem Ama Abraça”, para ajudar a fortalecer a rede de conscientização e o enfrentamento à violência sexista.

Foto: quemamaabraca.org.br