A comissão do Trabalho, Administração e Serviços Públicos (CTASP), da Câmara dos Deputados, fez uma inspeção oficial nesta sexta-feira (22) no canteiro de obras do Estaleiro Paraguaçu, em Maragojipe, considerado o maior investimento privado da Bahia nos últimos anos, mas está totalmente paralisado, devido à crise política e administrativa na Petrobras. Na visita, a comitiva percorreu o espaço do empreendimento, que em seu período de pico na obra chegou a gerar 7 mil empregos diretos, e interferiu significativamente na realidade social e econômica do Recôncavo baiano.

Após a visita, a comissão, que é presidida pelo deputado federal paraibano Benjamin Maranhão (SDD) e na Bahia é coordenada pelo deputado Bebeto Galvão (PSB), realizou uma audiência pública na cidade de Salinas da Margarida, onde foram debatidos os impactos causados com as demissões em massa no empreendimento. E o foco central da diligência é reunir o máximo de detalhes sobre a situação do empreendimento para exigir do governo federal o retorno das atividades. “Esse não é um empreendimento que interessa apenas os acionistas das empresas. O estaleiro é uma conquista da Bahia, portanto a bancada baiana no congresso precisa endurecer o jogo contra o governo até que a solução seja garantida. Não podemos admitir que o maior empreendimento da Bahia se transforme no mais assustador elefante branco da história”, afirma Bebeto.

Durante a audiência, o deputado Bebeto, membro titular da comissão, listou as alternativas possíveis para garantir o retorno das atividades. “Basta que seja cumprido o que foi prometido. É preciso que o governo autorize o empréstimo através do Fundo da Marinha Mercante, que é específico para a estruturação de estaleiros, e esse investimento já foi inclusive aprovado, basta cumprir. Além disso, é necessário que a Petrobrás reafirme seu compromisso para garantir os contratos, pois essa postura de não se posicionar só tem fomentado a insegurança econômica. A Patrobras precisa sair da posição de gato acuado”, declara o deputado Bebeto.

A comitiva teve ainda as presenças do deputado federal Jorge Solla (PT), membro da comissão de Fiscalização e Controle, dos deputados estaduais Fabíola Mansur (PSB), Luciano Simões Filho, além dos prefeitos da região, como Jorginho Castelucci, de Salinas, Duda Macedo, de São Felix,  Vera de Maragojipe e Arandas, de Jaguaripe.

 

Ascom deputado Bebeto Galvão

23/05/15