O Governo da Bahia, através da Secretaria do Planejamento, está promovendo, desde fevereiro, até setembro de 2013, encontros intitulados II Diálogos Territoriais, a serem realizados nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. O objetivo destes encontros segue o princípio instituído pelo Plano Plurianual Participativo – PPA, em proporcionar momentos para apresentar aos cidadãos a plataforma de ação do Governo, a partir daquilo que já foi executado, o que está sendo realizado e as ações previstas nas Leis Orçamentárias Anual – LOA 2013 e nos dois últimos anos do PPA (2014/15). Na oportunidade, o Governo apresenta aos Territórios as suas realizações, tomando por base as temáticas mais importantes em cada território.

No território do Sertão Produtivo, a reunião aconteceu no município de Caetité, no dia 1º de agosto, com a participação do Secretário de Planeamento José Sérgio Gabrielli de Azevedo. A reunião teve ampla representatividade dos municípios integrantes do território pelos colegiados, autoridades municipais, organizações sociais, entidades estatais e federais.

A discussão resultou em importantes avaliações que poderão nortear as ações do Governo voltadas para este território que se encontra em amplo crescimento, com muitos investimentos nas esferas públicas e privadas, a exemplo da exploração do urânio, do minério de ferro, da Magnesita, da energia eólica, da construção da Ferrovia Oeste-Leste – Fiol. Segundo o Secretário de Planeamento Gabrielli a discussão foi muito rica, “aqui foram apresentadas as ponderações de mais conteúdo e embasamento que tivemos. Presenciamos uma aula hoje com vocês. Estas propostas irão nortear o nosso orçamento para 2014”, destacou o Secretário.

Dentre as solicitações apresentadas pelos grupos de discussões estiveram: mais segurança pública, com aumento do efetivo e presença de delegado titular, ampliação das frotas e construção de complexo policial; construção de aeroporto; recuperação e construção de estradas; construção de anel viário; qualificação de mão de obra; melhorias na saúde com mais hospitais, médicos, equipamentos, ambulâncias; saneamento básico; melhoria na qualidade da educação, com disponibilização de cursos técnicos e de nível superior, mais investimento em pesquisas; apoio especial ao homem do campo, principalmente por conta da maior seca de todos os tempos; mais investimentos em cultura, esporte e lazer; ações voltadas à preservação do meio ambiente, incluindo maior controle no licenciamento de atuação das empresas; construção de mais casas populares; garantia de água e luz para a população; investimentos em infraestruturas nos municípios.

Fonte: Ascom Prefeitura de Caetité