Considerado um dos principais projetos de desenvolvimento regional do Sul da Bahia, a integração da Costa do Cacau com a Costa do Descobrimento, através da construção de uma ponte interligando os municípios de Canavieiras e Belmonte, foi o tema central da reunião entre o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) e o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Foltz Cavalcanti, nesta segunda-feira (2). Bebeto, defensor desta bandeira, pediu ao Estado celeridade na execução do projeto, que servirá como elemento para intensificar o fluxo do turismo e o escoamento de produtos agrícolas, as duas principais atividades econômicas do Sul e Extremo-Sul do estado. Na reunião o secretário Marcus Foltz garantiu ao deputado Bebeto o empenho da Seinfra no andamento do projeto, inclusive está em curso a formalização do edital para contratar o projeto ambiental, que é o primeiro passo para solicitar o financiamento da obra.

Na reunião com o secretário de Infraestrutura, que contou com as presenças dos vereadores de Ilhéus, Fábio Magal e Gurita, e do ex-vereador Jailson Nascimento, além da vereadora de Una, Soninha Gusmão, o deputado Bebeto argumentou que a construção da ligação entre Canavieiras e Belmonte será fundamental para o fortalecimento regional do Sul da Bahia. Segundo Bebeto, é preciso a compreensão do estado para viabilizar projetos estruturantes de impacto nas regiões da Bahia, pois segundo ele, há uma ausência veemente de ações do governo no Sul do estado. “Eu sempre tenho dito que o Estado tem sido um ente abstrato em regiões distantes da Região Metropolitana e isso precisa ser repensado”, disse Bebeto.

 

Nova Ponte Ilhéus-Pontal

 

Outra pauta da reunião com o secretário de Infrestrutura foi o andamento da construção da nova ponte Ilhéus-Pontal, uma das principais reivindicações da cidade. Uma das preocupações levadas ao gestor é com relação aos processos de desapropriações do entorno da obra, pois segundo os vereadores Gurita e Fábio Magal, os moradores de Nova Brasília e Marambaia estão temerosos com as desapropriações pois eles ainda não receberam esclarecimentos sobre como elas ocorrerão. O secretário Marcus Foltz Cavalcanti garantiu que os moradores não serão prejudicados e não haverá transtorno.

 

Ascom Bebeto Galvão