“Precisamos fazer a nossa parte propondo soluções para o Brasil e renovando nosso programa com identidades política e ideológica muito claras”. Foi assim que o presidente nacional do PSB resumiu a Autorreforma da legenda socialista e o Novo Programa do Partido em evento virtual, realizado na noite desta segunda-feira (30), na plataforma Zoom Meeting. Além de Carlos Siqueira, também participaram do encontro virtual a presidente do PSB baiano, deputada federal Lidice da Mata, o integrante da Executiva Nacional, Domingos Leonelli, deputados (as) estaduais, prefeitos (as), vice-prefeitos (as) e integrantes da militância socialista da Bahia.

Na oportunidade, Carlos Siqueira explicou que a iniciativa partiu de uma crítica profunda ao atual sistema brasileiro. Segundo ele, o partido não pode colocar seus interesses acima dos interesses do povo e, por isso, há necessidade de políticas públicas concretas que visem uma mudança eficiente e positiva e que garantam oportunidades para a população. “Os partidos devem ser medidos pela qualidade que podem oferecer ao governo. Sendo, portanto,  capazes de sustentar uma democracia que possa fazer mudanças profundas, estruturais, tanto no âmbito da política como na economia e, sobretudo no âmbito social”, explicou.

A deputada Lidice da Mata, que mediou o encontro, agradeceu a presença de toda militância e reforçou que esse é o primeiro de muitos debates que irão acontecer para a discussão da Autorreforma. O próximo, será sobre Economia.

“Não vamos nos limitar somente a esse debate. No dia 9 de setembro, pretendemos fazer o debate sobre Economia e, a partir daí, iniciar por região. Debate virtual, como esse que estamos realizando, mas com a presença de especialistas para discorrer sobre diversos temas”, reforçou. Lidice ainda salientou sobre tarefas importantes a serem priorizadas pelo PSB, a exemplo do 7 de setembro.

Para Domingos Leonelli, essa é uma possibilidade de construir um partido para além de uma legenda eleitoral. “A autorreforma é a oportunidade de construção de um partido revolucionário e moderno. Ela não é um programa de governo, é um programa de partido para os próximos 10, 20 anos”, salientou.

Na ocasião, Leonelli também falou sobre a 5ª edição do livro de teses,  documento essencial para a Autorreforma, que possui 442 teses e cinco eixos temáticos: Reforma Política; Desenvolvimento, Cultura e Meio Ambiente; Políticas Sociais; Economia; Socialismo e Democracia. “Essas teses têm importância fundamental para o desenvolvimento do nosso partido. Nós somos o primeiro Partido Socialista Brasileiro que define o tipo de socialismo que nós queremos: o Socialismo Criativo. Ele precisa ser capaz de introduzir ideias gerais e o livro 5 é uma peça de filosofia política, de concepção estratégica do que propriamente de programa de governo”, explicou.