Por proposição da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), será realizada nesta quarta-feira (14/5), a partir das 9 horas, audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, para debater a situação das obras dos aeroportos brasileiros antes da Copa do Mundo. 

Para a audiência, foram convidados o ministro Wellington Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil, e o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antônio Gustavo Matos do Vale. 

A audiência será transmitida ao vivo pela TV Senado (canais abertos,a cabo e pela Internet: http://www.senado.gov.br/noticias/TV/) e o público pode participar de forma interativa pelo Twitter (Twitter.com/e­_cidadania  #CDRSenado #aeroporto @e_cidadania), Facebook (Facebook.com/eCidadaniaSF), Portal E-Cidadania (http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=1762) ou ainda pelo Alô Senado (ligação gratuita: 0800 61 22 11).

Infraero – O atraso das obras nos aeroportos, em particular de Salvador, vem sendo questionado pela senadora desde o ano passado. Em outubro, Lídice cobrou do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, informações sobre o atraso nas obras de reforma do Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães. A parlamentar baiana antecipou-se ao colocar sua preocupação com o atraso das obras, antes mesmo da chegada da temporada de final de ano e dos festejos carnavalescos, ocasiões em que aumenta consideravelmente o fluxo de turistas ao Estado. Já naquela oportunidade, Lídice alertou aos diretores da Infraero sobre o cronograma e o ritmo das obras de reforma do aeroporto da capital baiana, ao que o presidente da Infraero explicou que houve, sim, atraso de algumas etapas e que o foco seria, a partir de então, “trazer a obra para dentro do cronograma”, buscando acelerar as fases finais.

“O que estamos vendo é que os aeroportos, com exceção de poucos, se encontram com as obras muito atrasadas, a exemplo do aeroporto de Salvador, onde o ministro chegou a dizer que, frente ao atraso, não vai existir a segunda etapa das obras na Bahia”, observou Lídice. Em visita ao aeroporto de Salvador, em janeiro, Moreira Franco justificou que o início da segunda etapa das obras poderia causar transtornos aos turistas que vão à capital baiana no carnaval e que a empreitada só deve ocorrer depois da Copa.

 

Assessoria de Imprensa, 14/05/2014