O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) participou, nesta quinta-feira (15), da abertura da VIII Jornada Esportiva da Ajece (Associação Jequieense de Cegos) e também se reuniu com representantes de seis instituições, entre elas, a Associação da Pessoa com Deficiência de Vitória da Conquista, Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Jequié e Associação dos Deficientes Físicos de Jequié.

Durante o encontro, as entidades fizeram um panorama da situação da pessoa com deficiência no município, cuja população é de 162 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o presidente da Ajece, Antônio Queiroz, é preciso que a Frente Parlamentar em Defesa de Direitos e de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Bahia, presidida pelo deputado Angelo Almeida, priorize – entre outras demandas- a questão da regulamentação da Lei de Libras. “A lei foi regulamentada nacionalmente, mas não existe uma legislação estadual. É importante que a Frente Parlamentar apresente um projeto de lei nesse sentido para viabilizar o acesso à educação”, sugeriu.

Representando os Núcleos de Acessibilidade das quatro universidades estaduais (Uesb, Uesc, Uneb e Uefs), a professora Marina Silva reforçou a necessidade de ampliação do debate sobre a inclusão do aluno com deficiência no ensino superior e solicitou que, através da Frente Parlamentar, fosse agendada uma reunião com o secretário da Educação Walter Pinheiro.

O deputado Angelo Almeida falou sobre os desafios de presidir o coletivo, que não dispoõe de recursos próprios. “A Frente Parlamentar não tem dinheiro para patrocinar projetos. O que colocamos como prioridade é o trabaolho de corpo a corpo com as Assembleias Legislativas para que cada estado crie a sua frente parlamentar e posteriormente isso vire uma federação. Só assim chegaremos com força política em Brasília”, frisou.

Reconhecimento – Para Reinaldo Maia, presidente do Fórum Baiano de Pessoas com Deficiência Visual e da Associação Feirense de Deficientes Visuais, em seis meses de mandato, o deputado já avançou muito com a criação da Frente Parlamentar, que sempre foi um pleito do segmento da pessoa com deficiência. “Para Bahia essa Frente é uma ação muito grandiosa, então cabe às instituições trazerem as demandas para que o deputado juntamente com sua equipe possa fazer os encaminhamentos”, disse.

Já o vereador Regi Silva (PT) destacou que a presença do deputado Angelo Almeida em Jequié foi muito positiva e que o trabalho da Frente Parlamentar tem repercutido muito no município tendo, inclusive, servido como modelo para criação da Frente Parlamentar Municipal da Pessoa com Deficiência e Idosa, proposta por ele. “O município carece de políticas públicas e o nosso papel na Câmara de Vereadores será o de estimular o debate”, finalizou.