A presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria é a nova colunista da Rádio Metrópole FM. A prefeita do município de Cardeal da Silva aceitou o convite feito pelo radialista Mário Kertezs no ar, durante entrevista concedida ao programa Jornal da Manhã, nesta quinta-feira, 07.

“Os prefeitos da Bahia ficarão muito contentes com mais este espaço para defender o municipalismo. A gente vai tentar buscar soluções, os municípios vão agradecer. Estamos juntos nessa” , declarou a socialista.

Na conversa com MK, Quitéria falou sobre o desafio de administrar a entidade representativa dos prefeitos de todo o Estado paralelamente à condução de seu segundo mandato como gestora de seu município.

A prefeita lembra que já vinha desempenhando um papel de muita responsabilidade como vice-presidente na última gestão da UPB e que não se lançou candidata por vaidade, mas para ser uma voz em defesa do municipalismo.

“A população não entende como o Brasil pode ter batido recorde de arrecadação e ao mesmo tempo os municípios perdem recursos do Ideb. O Tribunal de Contas não quer saber se a gente perdeu receita, por isso os prefeitos precisam se defender”, declarou, criticando o senso comum, de tachar de desonesto o político que tem suas contas reprovadas.

“A sociedade precisa valorizar os políticos sérios, senão em pouco tempo estes que são sérios vão deixar a política. Eu sou prefeita de uma cidade pequena, minha família toda vive em Cardeal da Silva e eu quero sempre o melhor para minha cidade porque quero que minha filha tenha orgulho de mim. Com os outros prefeitos não é diferente, e é por isso que incentivo outros prefeitos também a continuar na luta”, declarou.

Reeleita pelo PSB com 54% dos votos, Quitéria conhece as dificuldades dos prefeitos, principalmente os que estão no primeiro mandato, mas que além de lutar por um novo pacto federativo, a UPB terá a função de ser uma entidade propositiva.

“Quando os prefeitos falam das dificuldades com o custeio eu digo que já vi esse filme, mas tudo se resolve. Existem recursos, mas a maioria deles exigem bons projetos. Precisamos capacitar os servidores e para isso a UPB fará uma parceria com o Sebrae”, anunciou.