Josane Calina Adorno, conhecida como Jane Calina, é mãe, casada e tem duas formações: bacharel em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, em Direito, pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Sua trajetória como militante teve início com a sua participação nos Diretórios Acadêmico e de Central de Estudante, sempre na luta em favor da justiça social e pelo reconhecimento do papel da mulher na sociedade.

Na política, Calina apoiou mandatos de esquerda e colaborou com o trabalho na área da Saúde de sindicatos de trabalhadores. Na administração pública, como coordenadora de Programas e Projetos Sociais, em 2010, teve seu trabalho reconhecido com uma premiação pela Secretaria de Política para Mulheres da Presidência da República, no governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, como coordenadora do Programa de Pró- Equidade de Gênero do Instituto de Gestão das Águas e Clima do Estado da Bahia (INGÁ).

Pela primeira vez na disputa como pré-candidata a vereadora de Salvador, nas Eleições 2020, Jane Calina elegeu como suas bandeiras prioritárias, a preservação do meio ambiente, através de uma reformulação de Gestão e Legislação, no âmbito municipal, assim como pela busca da Pró-Equidade de Gênero com oportunidades iguais e respeito às diferenças.