sâmara azevedoSâmara Azevedo é natural de Salvador e moradora do bairro da Ribeira. Ela tem 38 anos e um filho de 10. Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (2005) e pós graduada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Sâmara é professora de Língua Portuguesa há 19 anos, dos quais 12 são dedicados à rede pública de ensino. Ela também é feminista, ativista antirracista, antimisoginia e antigordofobia. 

 

Desde adolescente, sua trajetória de vida esteve inclinada a serviços pela educação e a arte no bairro de Alagados. Aos 13 anos, Azevedo deu aulas de reforço escolar em sua casa. Foi voluntária em projetos sociais, dando aulas de dança, até iniciar os estudos universitários. Sua militância política teve início em 2014, a partir da criação do Coletivo Cacheadas e Crespas de Salvador – maior coletivo da região Nordeste, com mais de 100 mil integrantes em atuação. Ela acredita na afirmativa de que o cabelo e o corpo são manifestações políticas. 

 

O empoderamento feminino, a luta antirracista e contra o feminicídio e a violência doméstica são os destaques da sua trajetória de vida, em função dos números alarmantes que assolam a sociedade nessas vertentes. Entre as suas bandeiras e que despertaram nela a necessidade de se colocar na disputa como pré-candidata a vereadora de Salvador, estão: a educação, a luta contra o racismo e feminicidio e a militância pelo empoderamento do cabelo crespo.