Jandíra Mawusi, 48 anos, é ativista nas questões raciais, feminista, esportista e lésbica. Nascida e criada no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, ela é conhecida na comunidade como “Duia”. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Jandira iniciou sua trajetória social em ações coletivas, aos 14 anos, quando mobilizava jovens para discutir temas como gravidez na adolescência, drogas, esporte – futebol feminino – e cultura. Ela tem uma sobrinha de 8 anos que cria como filha.

Seu sobrenome Mawusi foi reconhecido em seu caminho religioso, no Terreiro do Bogum, o qual ela ocupa o cargo de Ekedi, e significa “aquela que pertence a Deus”, na nação Jejê Mahi de língua Fon. Com o trabalho desenvolvido em um dos bairros mais pobres de Salvador, obteve destaque e contribuiu para a eleição de vereadores, deputados (as) estaduais e federais. Jandira fez parte do projeto “Roda Baiana”, voltado para educação, profissionalização e artes sustentáveis no bairro do Engenho Velho da Federação. Nesta mesma localidade da capital baiana, em 2004, ela compôs a equipe organizadora da Caminhada Contra a Intolerância Religiosa, Não à Violência e pela Paz, que completou 15 anos em novembro de 2019. Além disso, coordenou por sete anos o pré-vestibular da Universidade Para Todos (UPT), na UNEB. Ela também coordenou o Projeto Mobilizadores Culturais no Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA, direcionado para os jovens do Engenho Velho da Federação e região. Também coordenou, por dois anos, o Projeto de Alfabetização para Jovens e Adultos pelo Cidade das Letras.

Durante a militância no Movimento Negro, a qual fez parte, Mawusi transitou e continua a fazer parte de espaços como as quadras de futebol, onde despertou diálogos com meninas e mulheres negras sobre o “lugar do campo”. Com a juventude, ela evidencia o apoio ao PGA Engenho (Projeto Pare e Grafite), no Engenho Velho da Federação. Nas eleições de 2020, Jandira Mawusi entra na disputa como pré-candidata a vereadora de Salvador e destaca entre suas principais bandeiras, a defesa do direito ao exercício religioso, de combate ao racismo e a intolerância religiosa, a LGBTQIFobia, o feminicídio, o direito à cultura e o direito profissional e esportivo para as atletas femininas.