VIA ASCOM DEPUTADO ESTADUAL ALEX LIMA 

Nesta quarta-feira (12), o deputado estadual Alex Lima (PSB) protocolou na mesa diretora uma Indicação ao governador Rui Costa (PT) solicitando a inclusão de lactantes sem comorbidades no Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19. “Recentemente, tivemos a inclusão de lactantes com comorbidades nos planos de imunização, no entanto pesquisas recentes já indicaram a presença de anticorpos no leite materno, o que pode beneficiar a criança, uma vez que ainda não há vacinas para bebês. Vacinando todas as lactantes estaremos protegendo nossas crianças também”, justifica.

 O apelo do socialista ocorre em apoio ao movimento Lactantes pela Vacina, que reúne mulheres da Bahia, que lutam pela vacinação para todas as lactantes. Em carta aberta o grupo ressalta que “a inclusão de todas as lactantes no plano de imunização garante a proteção de duas pessoas a partir de uma única dose de vacina.  Uma estratégia de proteção eficiente e econômica, além de estar associada a uma política pública de incentivo ao aleitamento materno, cuja média de tempo no Brasil é de apenas 54 dias, ainda que se preconize o aleitamento exclusivo por 6 meses”.

 De acordo com Alex Lima, vacinar todas as lactantes é investir na saúde das mulheres e nas futuras gerações. “Sabemos que um plano precisa ser seguido e as pessoas com comorbidades são prioritárias, mas a imunização das mães pode ser uma estratégia muito eficaz de dupla proteção, pois vacinando todas as lactantes estaremos também atuando pela diminuição do índice de infecção do novo coronavírus em bebês e crianças”, afirmou.