ASCOM DEPUTADA FEDERAL LÍDICE DA MATA

Foto: Matheus Simoni/Metropress

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) disse, na manhã desta segunda-feira (17), à Rádio Metrópole, que o maior desafio de Salvador é o combate às desigualdades sociais. Em entrevista ao comunicador José Eduardo, a parlamentar afirmou que tanto a administração municipal quanto a estadual fizeram importantes intervenções na cidade, “mas a próxima administração precisa focar na melhoria da vida das pessoas”.

“Nossa cidade é profundamente desigual que tem sua população de maioria negra que continua vítima do racismo estrutural”, afirmou.

Lídice citou a situação dramática dos vendedores ambulantes da cidade. “Veja o carnaval, veja quem está escrevendo o nome no chão para marcar o seu local de trabalho durante a festa. “Os vendedores ambulantes são em geral negros e principalmente mulheres negras. Esta é a dimensão da sustentação familiar num momento em que a economia cada dia mais dificulta as relações de trabalho tradicionais, e que, mais do que nunca a informalidade toma conta das relações de trabalho em Salvador”, concluiu Lídice que foi a única mulher prefeita em mais de 470 anos de fundação da capital baiana.

Dados do IBGE mostram que o Nordeste possui quase 3 milhões de pessoas em situação de trabalho informal, isso até o quarto trimestre de 2019. “E infelizmente Salvador contribui bastante para esta triste estatística”, finalizou.