A pré-candidatura a vereador do vice-presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Salvador, Waldemar Oliveira (Vavá), teve reunião estratégica para sua montagem, ocorrida na manhã deste sábado (15), no Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente na Bahia (Sindae).

A presidente da legenda na Bahia, deputada federal Lidice da Mata, esteve presente no encontro, juntamente com a deputada estadual, Fabíola Mansur, o secretário-geral do PSB no Estado, Domingos Leonelli, o integrante do partido, Vitor Gantois, e os companheiros Alberto Dourado, Paulo Mato Grosso, Clovis Veiga, Miau, Carlinhos Marighella e a militância.

Lidice da Mata relembrou a trajetória de Vavá quando participou de movimentos sociais e ainda destacou a iniciativa de criação da Federação das Associações de Bairro de Salvador (FABS).

“Operário do Polo Petroquímico, Vavá participou de movimentos de luta pela moradia, em defesa da democracia e pelo fim da ditadura. Organizou o povo nos bairro populares de Salvador. Hoje temos vários bairros que surgiram por causa da luta de Waldemar. Ele organizou as ocupações. A Federação das Associações de Bairro de Salvador foi uma grande novidade naquele período. Já tínhamos sindicatos, movimentos de profissionais liberais e a FABS foi uma bela iniciativa naquele período, disputando com outras associações os espaços, pois representava o povo trabalhador dessa cidade”, lembrou.

O cenário político e de desigualdade social, além da análise do PSB como único partido do Brasil, neste momento, a fazer “autocrítica”, foram temas abordados por Domingos Leonelli.

“A desigualdade não pode ser apenas uma palavra solta. O PSB tá tendo a coragem de ser o único partido do Brasil a fazer uma autocrítica. Esse momento ruim que o País atravessa também é nossa responsabilidade (da esquerda). Quem mais paga impostos no País é o povo. Os lucros e dividendos nunca foram taxados. Trata-se de uma inversão de valores absoluto. Não fizemos reforma política, educacional, agrária e nem no Judiciário. O PSB é o único partido de esquerda que está discutindo tudo isso”, analisou.

Fabíola Mansur considera Vavá como “grande exemplo de militância política”. “Tem muitas virtudes e será um grande vereador em Salvador, pois conhece de perto os anseios da comunidade pobre da cidade”, comenta.

Amigo de Vavá ha mais de 50 anos, Alberto Dourado salientou o trabalho de Vavá na luta em defesa das crianças. “Vavá seguiu sua vida sempre defendendo as mesmas bandeiras de luta: criança, adolescente e movimentos de luta pela moradia”, disse.

Trajetória política

Em 1966, Waldemar Oliveira iniciou sua história política em um grupo de jovens no bairro onde nasceu e foi criado, Fazenda Grande do Retiro, na capital baiana, dois anos após o estabelecimento da ditadura no Brasil. Em 1968, participou do movimento estudantil do Colégio Central. Logo depois, ingressou na Petrobrás, onde fez parte do trabalho sindical. Fez parte do sindicato de taxistas, quando trabalhou como taxista. Vavá conta que, nesse período, já era filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), onde militou por mais de 10 anos no chamado “partidão”.

Além de ser um dos fundadores do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), Oliveira fundou há cerca de 40 anos, a Federação de Associação de Bairros de Salvador. Em 1982, no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), se candidatou a vereador de Salvador, sem recursos nem patrocínios, onde obteve uma expressiva votação, que lhe rendeu o sexto lugar. Waldemar Oliveira conta que nesse período ainda não existiam partidos de esquerda. Em 1988, concorreu à reeleição, mas não obteve êxito. Após sua breve passagem, de poucos meses, no Partido Democrático Trabalhista (PDT), Vavá ingressou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 1990.

No ano de 2000, o PSB não tinha Diretório Municipal em Salvador. Por uma solicitação de Lídice da Mata, que na época era companheira de Oliveira na Câmara de Vereadores, juntos, fundaram a Executiva Municipal do PSB em Salvador, com mais duas mil filiações, em 1999. Vavá assumiu a presidência da Executiva, onde ficou à frente por cerca de cinco anos, inicialmente. Depois foi eleito vice-presidente, também da Executiva Municipal, até o 2011, quando assumiu novamente a presidência, até 2018. Atualmente Vavá é vice-presidente da Executiva Municipal, que tem o vereador Silvio Humberto à frente da presidência.