Os últimos grandes incêndios, que devastaram áreas de vegetação em municípios da Chapada Diamantina, foram combatidos e controlados, mas poderiam ter causado menos prejuízos para a fauna e flora. É o que afirma o deputado estadual Marcelo Veiga (PSB) ao propor ampliar e equipar as brigadas voluntárias anualmente e realizar ações de prevenção para as comunidades rurais e urbanas. De acordo com o parlamentar, as ações do governo do Estado são fundamentais para evitar desastres ambientais como as queimadas na região chapadeira, entretanto, as brigadas podem ir para o primeiro combate com equipamentos de proteção individual e bombas-costais, não deixando o fogo se alastrar de forma tão rápida.

“A Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, tem acompanhado e participado dos combates, o governo liberou aeronaves e recursos imediatamente para conter as chamas em áreas de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. Houve atuação também na região entre Palmeiras, Lençóis e em Andaraí. Entretanto, as brigadas podem ajudar no início, antes que as chamas fiquem incontroláveis e destruam áreas de proteção ambiental e o habitat natural dos animais silvestres”, frisa o parlamentar Marcelo Veiga, titular da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O vice-líder do governo Rui Costa (PT) diz que todo ano o fogo é notícia na Chapada Diamantina. Marcelo aponta que existe dificuldade para combater as chamas por conta da região ter muitas serras e vales, e isso é mais um motivo para que os brigadistas voluntários atuem logo que o fogo for descoberto. “Para isso, as brigadas precisam de uma atenção maior até financeiramente ou que as prefeituras se comprometam em realizar a logística para que esses combatentes tenham o mínimo de estrutura durante atuação de combate. É preciso ressaltar o trabalho da pasta de Meio Ambiente, do titular João Carlos, que conseguiu articular e conter as chamas dos últimos incêndios”, finaliza.

VIA ASCOM DO DEPUTADO ESTADUAL MARCELO VEIGA