A importância da mulher na política e o empoderamento como uma das formas de combate à violência foram destaques do encerramento do ciclo de Seminários Formação Política de Mulheres Socialistas do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Bahia. O evento ocorreu no último sábado (19), no Hotel Portobello Ondina Praia, na capital baiana.

Foram quatro edições do seminário. O primeiro ocorreu em São Francisco do Conde, o segundo em Camaçari, o terceiro em Serrinha e o quarto encontro, que encerrou o ciclo de debates sobre as mulheres nos espaços de poder, aconteceu em Salvador.

A deputada estadual Fabíola Mansur, que está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, também já foi vereadora e avalia como importante a formação política de mulheres para o partido.

“Isso confirma o nosso compromisso histórico do nosso partido com as pautas femininas, para além das pautas como a paz, a justiça, igualdade, direitos humanos e os nossos compromissos, com a ética, com a honestidade, com o novo pacto federativo. Dentro dessas pautas, se encontra o direito pela defesa das mulheres. Não só sua autonomia, como os direitos ao mundo do trabalho, do enfrentamento à violência”, avalia Mansur.

A parlamentar também ressaltou a importância do trabalho de Lidice da Mata, presidente do PSB Bahia e deputada federal, enquanto mulher e política.

“Acho extremamente importante que temos uma presidenta em nosso partido, a ex-senadora, a deputada Lidice da Mata, que é minha guru e sempre me orientou e faz um trabalho marcante no Congresso Nacional em defesa das mulheres. E a gente está aqui para estimular outras militantes e mulheres a entrarem na política para ampliarem essa participação nos espaços de poder”, detalhou.

Samara Azevedo, líder feminista, falou um pouco sobre a importância deste ciclo de atividades e do sentimento de pertencimento que extraiu desta experiência. Ela também pontuou sobre a participação da mulher na política.

“A gente está vivendo agora um momento de resolução. Um momento de retomada na política do que já deveríamos ter feito antes. É muito inspirador quando vemos eventos como esse. A gente vê (sic) lideranças femininas propondo debates importantíssimos, numa reparação histórica. Uma vez que a gente teve, ao longo dos anos, um silenciamento é um apagamento da força feminina, de todas as vertentes de lideranças de grandes conquistas. Eu, como professora da rede pública, ocupante de um espaço de periferia, consigo me sentir pertencente a um evento como esse”, destaca.

A soldado Marizete Pires, líder do grupo “Mulher por Mulher”, do Subúrbio Ferroviário de Salvador, reforçou a necessidade de ocupação das mulheres nos espaços de poder e reiterou a importância do empoderamento feminino como forma de combate à violência.

“As mulheres precisam ocupar espaço. Estamos vendo que, a cada dia, é uma situação de regressão desses espaços na política. O empoderamento feminino vem através disso; de poder ajudarmos estas mulheres, principalmente que o coletivo Mulher por Mulher tem o trabalho de tirar a mulher do ciclo de violência. Temos um trabalho de acolhimento, ajudando no entendimento de como se enxergar nesse processo de empoderamento e ocupar todos os espaços, inclusive o espaço político”, conclui a líder do coletivo feminista.

A última edição do curso de formação contou com a participação da vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, ex-camelô. Na oportunidade, o site nenhumamulheramenos.com foi lançado e a companheira militante do movimento negro, Janda Mawusi, foi filiada à legenda.